Publicidade
Início Newsletter CGI muda regras para liberação de domínios .br

CGI muda regras para liberação de domínios .br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) aprovou no último dia 18 a resolução 2017/031 que modificou o processo de liberação de domínios “.br”. Com isso, a partir do dia 13 de setembro, novas regras começarão a valer – a entidade diz que isso permitirá melhorias, aumentando a frequência e introduzindo um “processo competitivo” adicional. Nessa data será publicada no site Registro.br a lista com os mais de 400 mil domínios iniciais, além de lista com os cerca de 500 domínios que poderão ser parte de disputa.

A ideia do Comitê Gestor é liberar domínios anteriormente registrados, mas que tenham sido removidos por solicitação de cancelamento ou pela não renovação por irregularidades. A entidade diz que, por haver diversos interessados e o NIC.br não interferir na resolução de impasse, o resultado era que os domínios acabavam reservados indefinidamente, ficando assim indisponíveis. Em julho, a entidade contabilizava esses cerca de 500 domínios com seis ou mais processos de liberação em impasse.

Notícias relacionadas

Com a nova modalidade, os processos de liberação de domínios devolvidos serão realizados mensalmente, em vez de três vezes ao ano. Em casos de impasses, a resolução seria por nova fase complementar que inclui a possibilidade de critérios financeiros.

Funcionará desta forma: o primeiro procedimento terá início em 13 de setembro, quando os próximos procedimentos terão inícios a cada segunda quarta-feira de cada mês, com término no mesmo dia da semana seguinte (com ajustes em feriados). No caso de interesse de múltiplos candidatos, os domínios entram no modo de processo competitivo.

As datas das próximas edições, listas de domínios participantes e as regras detalhadas estão documentadas em registro.br/dominio/proclib.html. Em caso de dúvidas o usuário poderá escrever para hostmaster@registro.br ou utilizar outros canais de contato listados em registro.br/contato.html.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile