Internet das Coisas não corre risco, diz executivo da F-Secure

Uma tendência recente é de atribuir risco à Internet das Coisas, prevendo um cenário de ameaças que afetem dispositivos de comunicação máquina-a-máquina (M2M). Só que o diretor-executivo de pesquisas da F-Secure, Mikko Hyppönen, discorda do alarme. "Há vários cenários de segurança de risco, algo que poderia acontecer, como colocar fogo em sua casa ao configurar (maliciosamente) sua torradeira, ou matar você ao desabilitar os freios do carro. O negócio é saber: que pessoa faria isso? Qual a sua motivação?", indaga ele.

Notícias relacionadas
Ele reconhece que há a possibilidade de usar esses dispositivos para realizar mineração de energia (sabotando a rede local, por exemplo) ou de promover ataques de negação de serviço (DDoS). "Já temos trojans procurando TVs conectadas, isso já está acontecendo. Haverá ataques, mas apenas se algo tiver motivação ou razão lógica para isso. É um cenário de pesadelo, mas a sua geladeira não vai ser atacada, ela só vai avisar se a cerveja está acabando", desdenha.

Indo além, em um cenário de nanorrobôs integrados ao corpo humano e com comunicação em rede, Hyppönen não vê grandes riscos. "Mesmo se você tiver nanopartículas no seu cérebro, quem faria isso? Mesmo se for fácil (realizar o ataque), quem faria? Eu tenho dificuldade em acreditar nesses cenários, não acho que o ser humano seria tão mau", alega. Seu otimismo também é baseado na escala, já que o volume de conexões será muito maior do que atualmente. "Haverá uma escala menor de ataques (em nanorrobôs), feitos por diversão ou empolgação, por vingança ou chantagem, mas eu não estou preocupado", garante.

Forum Mobile+

O vice-presidente para América Latina da F-Secure, Leandro Hernandez, participará do painel "A proliferação de ameaças virtuais a smartphones", no dia 1 de outubro, no WTC, em São Paulo, durante a sétima edição do Forum Mobile+, evento organizado pela Converge Comunicações e promovido por MOBILE TIME, TELETIME e TI INSIDE. Para conhecer a grade atualizada e mais informações sobre inscrições, acesse o site do evento ou ligue para 0800-77-15-028.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!