Governo federal prorroga programa de acesso gratuito à Internet

O Gesac, programa do governo que garante conexão gratuita à Internet a milhares de pontos em locais remotos em todo o País, teve o atual contrato de prestação de serviços prorrogado por mais um ano, até o lançamento de um novo edital, que vai ampliar o projeto. Os extratos de termos aditivos foram publicados pelo Ministério das Comunicações na edição desta quinta-feira, 29, no Diário Oficial da União.

Notícias relacionadas
De acordo com o diretor de infraestrutura para inclusão digital do Minicom, Américo Bernardes, o objetivo da medida é garantir a continuidade do serviço durante o processo de transição que vai ocorrer com a expansão do Gesac. Atualmente, o programa leva o acesso à Internet para cerca de 13 mil pontos em todo o País. Esses pontos vão ser abrangidos pelo novo edital, que está em fase de finalização.

A previsão é de que o programa passe a contar com cerca de 31 mil pontos de acesso à Internet — ampliação de mais de 100% em relação à abrangência atual. Além disso, a velocidade da conexão vai aumentar: cerca de 70% dos pontos terão uma velocidade nominal de 1 Mbps. Em alguns locais, a velocidade poderá chegar a 8 Mbps.

Também na nova proposta, a quantidade de pontos terrestres deve superar os 80% – hoje esse índice é de 9%. Com a mudança, os pontos com tecnologia satelital vão estar à disposição de localidades onde ainda não é possível o atendimento por outras formas de tecnologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!