Bluetooth ultrapassa o universo do celular

É verdade que a utilização de fones de ouvido Bluetooth ainda causa certa estranheza. No entanto, esta tecnologia sem fio de curto alcance tem extrapolado o universo do celular e está ganhando novos mercados, o que exige dos fabricantes um tratamento diferenciado. A Nokia, por exemplo, subdividiu sua área de acessórios em quatro divisões, focadas em diferentes aplicações. Uma delas fica responsável pelos acessórios para celular, outra pelo segmento automotivo, a terceira desenvolve produtos para o mercado residencial e a quarta ficou incumbida de ter ?novas idéias?. ?É um berçário para novas idéias, para desenvolver produtos para as outras três áreas?, afirma Rodrigo Link, gerente de acessórios da Nokia.
A fabricante finlandesa deve lançar no próximo mês um gateway Bluetooth que se conecta com o aparelho de som da casa do cliente. Assim, o usuário pode ouvir música através de um fone de ouvido Bluetooth estéreo e tocar no seu aparelho de som as músicas que estão no celular.
No segmento automotivo, a Nokia, que já tem uma parceria com a Fiat, também pretende lançar novos produtos. Link explica que a atuação nesse mercado acontece de duas maneiras. Uma delas é quando os fabricantes se aliam e o carro já sai de fábrica com o kit Bluetooth instalado, podendo ou não aparecer a marca da empresa de celulares. No caso da parceria com a Fiat, o botão de atendimento da chamada tem a marca Nokia. A outra forma de atingir esse mercado é criar kits Bluetooth viva-voz em que o usuário instala no seu carro.

Notícias relacionadas

Tecnologia aberta

Esse negócio também está na mira da Motorola que tem parceria com a GM. ?Existe uma polêmica em torno da legalidade do fone Bluetooth nos veículos. Então isso cria mercado para o kit de viva-voz portátil?, afirma Luis Sales, gerente de acessórios da Motorola. Esses kits são ligados no rádio do carro e no celular; quando tem uma chamada no celular o volume da música baixa automaticamente. A Motorola está apostando também nos fones estéreos para ouvir música. O próximo lançamento será um adaptador para iPod que permite escutar as músicas do aparelho da Apple com qualquer fone Bluetooth. ?É sempre importante ressaltar que essa é uma tecnologia aberta, ou seja, todos os aparelhos, independentemente do fabricante conversam entre si?. No ano passado, cerca de 25% dos celulares da Motorola integravam tecnologia Bluetooth, hoje o percentual é de 44%. ?A tecnologia se popularizou quando as operadoras pararam de bloquear?, diz Sales.
André Varga, gerente de produto da área de telecom da Samsung, observa que nos últimos dois anos o mercado de fones Bluetooth tem mudado de perfil. Hoje, segundo ele, os acessórios ?chegam a ter segmentação?. ?Na medida em que o mercado ganha corpo, ganha importância, surgem os aparelhos mais sofisticados, os que têm design mais sóbrio, etc?, diz ele. Varga reconhece, no entanto, que ainda é esquisito ver as pessoas ?falando sozinhas?, ou com o fone preso na orelha parecendo homens-máquina. ?Essa questão é cultural. Quando as pessoas criarem o hábito ela desaparece?, afirma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!