Em função dos pedidos de nossos leitores (inclusive do mercado financeiro), que estranharam o fato de a nota pública do Citibank sobre o Opportunity ter sido ontem publicada só por TELETIME News, resolvemos divulgar a íntegra da mensagem em sua língua original, encaminhada voluntariamente por e-mail pelo vice-presidente de comunicações corporativas do Citibank, Sr. Richard Howe, na terça, dia 28, à nossa redação.
TELETIME News checou a procedência da mensagem e atesta a sua integridade. Informamos, contudo, que nos causa surpresa e desconfiança o fato de outros veículos de imprensa não terem publicado o mesmo comunicado e de a nota não identificar exatamente em resposta a que artigos publicados no Brasil ela se refere. Outro fato estranho é que no site do Citi não há nenhuma referência ao release do Sr. Howe. Diz a nota assinada por Richard Howe:
"In response to recent articles in the Brazilian press, Citicorp Venture Capital would like to make the following points:
Any further questions should be referred to Banco Opportunity."
Reiteramos que não enviamos nos últimos dias nenhuma pergunta sobre o CVC ao Sr. Howe, que já é conhecido do público brasileiro pelas recentes declarações nada esclarecedoras a respeito de depósitos em paraísos fiscais atribuídos ao ex-prefeito Paulo Maluf e familiares. Fazemos questão de lembrar ao Sr. Howe de público que a marca CVC está depositada no Brasil, no INPI, desde 22/01/1998 em nome do Citicorp, com registro concedido a partir de 5/10/1999 na classe 36. Ou seja, questões referentes ao CVC devem sim ser respondidas pelo Citi e não por administradores eventuais de recursos desse fundo, como ele afirma em seu e-mail.
Rubens Glasberg
Diretor e editor