Siga Antenado usa hipersegmentação para entrega de parabólicas digitais

Foto: Reprodução/TV Brasil

A Siga Antenado, empresa criada para cumprir as obrigações do edital de 5G estabelecidas pela Anatel, usou uma solução de hipersegmentação baseada em geolocalização para ajudar a cumprir os objetivos da entidade: orientar a população sobre a necessidade de troca da parabólica convencional para a digital para a entrada do 5G no Brasil. 

O objetivo foi aumentar o tráfego e ampliar o engajamento no site oficial da Siga Antenado, informando as famílias beneficiárias de programas sociais do Governo Federal sobre a necessidade de substituição dos equipamentos.

A empresa responsável pelo projeto foi a Seedtag, companhia espanhola que opera no Brasil desde 2017. Segundo a empresa, a campanha chegou a cerca de 2,5 mil cidades brasileiras em 2023. Para o projeto, utilizou-se tecnologia proprietária baseada no sistema de geolocalização do Google Maps, permitindo o desenvolvimento de uma solução hipersegmentada. De acordo com a agência, a estratégia gerou mais de 3 milhões de cliques direcionados ao site da Siga Antenado.

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"Um dos grandes desafios da Siga Antenado é se comunicar com a população de menor renda com campanhas informativas e didáticas sobre a troca da parabólica tradicional. A hipersegmentação possibilitou alcançar este público com uma comunicação mais granular e mobilizadora", disse a diretora de comunicação da Siga Antenado, Patrícia Abreu.

Resultados

Para medir o impacto da solução, os resultados foram analisados por um estudo da Kantar, empresa global de dados e insights. Segundo a análise realizada, a campanha aumentou em 8% o interesse na troca da antena tradicional por uma nova antena digital

Segundo o estudo, a campanha também ajudou a esclarecer a diferença entre a antena parabólica tradicional e a nova antena digital (+12%) e explicou a necessidade de fazer essa mudança (+7%).

Para automatizar e otimizar anúncios personalizados com inteligência artificial, a adtech informou que usou uma tecnologia proprietária de IA contextual, chamada Liz. 

Desafios

Executar uma campanha para tantas cidades é uma tarefa com desafios. De acordo com a sales lead da Seedtag no Brasil, Deborah Rocha, foi necessário criar mensagens personalizadas para cada uma das 2,5 mil cidades. Ao todo, 34 mil criativos (anúncios) foram veiculados em diferentes portais de notícias – direcionando mais de 3 milhões de cliques para o site da Siga Antenado.

"Com o apoio do Google Maps, conseguimos trabalhar para otimizar a informação de cada criativo e a geolocalização, com o propósito de entregar a publicidade na área específica durante cada fase do plano. Tornamos possível a hiperpersonalização, integrando nossa inteligência contextual em milhares de segmentações automatizadas no Google DV360", disse Deborah Rocha.

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