Redes de fibra são atacadas na França com indícios de sabotagem

As redes de fibra óptica de grandes operadoras francesas foram atingidas por interrupções neste último domingo, 28. Embora a capital Paris, sede das Olimpíadas, não tenha sido afetada, ao menos nove departamentos (como são distribuídas as regiões administrativas do país) foram impactados. As suspeitas apontam para atos de vandalismo e sabotagem.

De acordo com informações repassadas pela polícia local ao periódico Le Parisien, o problema acontece depois de ações de sabotagem em diversas instalações ferroviárias ao longo da última semana e causou prejuízos às redes de fibra óptica, de telefonia fixa e móvel das teles SFR, Bouygues Telecom e Free (veja mais abaixo). No entanto, as autoridades não confirmam uma correlação entre os fatos.

Na sua conta no X, a secretária de Estado francesa para assuntos digitais, Marina Ferrari, confirmou o incidente e o impacto às estruturas de telecom. "Sob minha supervisão, o Centro para Comunicações Eletrônicas de Defesa coopera com os operadores até o restabelecimento completo das comunicações e serviços", afirmou. "Condeno com a maior firmeza esses atos covardes e irresponsáveis."

Notícias relacionadas

A Federação Francesa de Telecomunicações (FFTélécoms), órgão que reúne as companhias de telecom do país, disse em comunicado à imprensa que foram identificadas várias interrupções na noite de domingo para segunda nas principais infraestruturas de comunicações eletrônicas. A FFTélécoms explica que o acontecimento de fatos simultâneos indica se tratar de atos de sabotagem.

De acordo com a Federação, as paralisações envolvem as partes das redes de longa distância, utilizadas pelos operadores para suas próprias necessidades ou alugadas para outras companhias. Assim, consumidores de redes fixas e móveis, clientes particulares e empresas surgem entre os prejudicados. 

Por hora, nove departamentos teriam sido comprometidos: Ardèche, Drôme, Marne, Meuse, Oise, Aude, Hérault, Bouches-du-Rhône e Vaucluse. Entretanto, soluções de contingência, baseadas no uso de infraestruturas redundantes, ajudaram a limitar os efeitos do gargalo para os clientes.

"Sem prejuízo das causas e da natureza desses atos, que ainda precisam ser confirmados, a Federação Francesa das Telecomunicações condena veementemente esses atos de vandalismo que afetam a vida dos franceses, no momento em que o mundo inteiro está de olho nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos", disse. 

Operadoras

Na Free, por exemplo, foram comprometidos os serviços de usuários em seis departamentos: Aude, Hérault, Marne, Bouches-du-Rhône, Meuse e Vaucluse. Segundo a empresa, o trabalho das equipes para restabelecer os serviços continuava nesta segunda-feira, 29.

Já a SFR confirmou ao Le Parisien que tanto os clientes fixos quanto móveis foram afetados, apesar de soluções de back-up terem amenizado o cenário. Nas redes sociais, a empresa declarou que a sua rede de fibra de longa distância havia sido vítima de "atos de vandalismo" em diversos departamentos e que "perturbações" poderiam persistir nas áreas de maior prejuízo.

Por fim, a conta Pannes Internet et Mobile (Falhas de Internet Móvel) identificou 20 falhas na rede móvel da Bouygues Telecom nas últimas horas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!