TIM lança antena sustentável de fibra de vidro e carbono em Salvador

Biosite da TIM ao centro da imagem

A TIM anunciou nesta sexta-feira, 29, o lançamento em Salvador de uma antena sustentável para telefonia cuja estrutura é baseada em compósitos de fibras de vidro, carbono e aramida, em vez do aço, como é feito tradicionalmente.

A solução é uma criação da operadora em parceria com a fabricante Comba Telecom, que realizou estudo de viabilidade de materiais, fabricação e instalação da antena. O "biosite" instalado em Salvador tem 18 metros de altura e está localizado próximo à Arena Fonte Nova e ao Dique do Tororó.

Segundo a TIM, a estrutura reuniria baixo impacto visual, materiais recicláveis, menor peso e maior durabilidade em comparação ao modelo tradicional metálico (por não ser suscetível à corrosão). Com instalação simplificada, o biosite está apto a receber antenas 4G e 5G, apontou a operadora.

Notícias relacionadas

Outra expectativa é que a solução possa ser adotada pelo segmento corporativo e também por prefeituras em projetos de segurança e iluminação pública. Segundo a TIM, o lançamento se conecta com a agenda de governança ambiental, social e corporativa (ESG) da empresa.

"A criação e instalação desse biosite foi pensada de forma sustentável desde a sua concepção, com compósitos de fibras de vidro, carbono e aramida, ao invés do aço, que utiliza grande quantidade de água durante o processo de galvanização, além de gerar subprodutos tóxicos com processo de descarte mais complexo. Com o uso desses materiais, há 100% de reaproveitamento dos resíduos", afirmou o diretor de desenvolvimento de rede da TIM Brasil, Marco Di Costanzo.

A operadora já atua com outros modelos de biosite desde 2014 e soma 1,8 mil antenas em formatos alternativos em 300 cidades do País. Recentemente, a TIM ativou site movido a energia eólica no Rio Grande do Norte, além de ter projeto para uso da energia solar nas estruturas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!