Oi Móvel: conselheiro da Anatel sinaliza que argumentos da Algar poderão entrar no processo

Foto: Pixabay

A disputa que acontece no Cade em relação à venda da Oi Móvel para TIM, Claro e Vivo também se espelha na Anatel, com pedido das associações Telcomp e Neo para ingressarem no processo de anuência prévia da agência, e também do grupo Algar. Nesta quinta, 29, o recurso da operadora mineira para ser parte da ação (já que o pedido já havia sido negado pela superintendência de competição da Anatel) chegou a ser discutido pelo relator Moisés Moreira, mas acabou suspenso por pedido de vistas.

Moreira sinalizou em seu voto que não vai aceitar que a Algar seja parte, mas ele reconheceu que a empresa de Uberlândia traz argumentos e contribuições relevantes ao processo, e por isso quer que estes documentos passem a integrar a análise técnica da superintendência. A operadora alega que é diretamente afetada pela compra da Oi Móvel, não apenas por ser concorrente direta das empresas que estão adquirindo e da empresa adquirida, mas porque também contrata recursos destas mesmas empresas. Para a Algar, existe um risco real de dificuldade de acesso a insumos para a prestação de serviço.

Moreira entende que a jurisprudência da Anatel é consolidada no sentido de não aceitar partes interessadas em processos relacionados a acordos privados, mas elogiou a fundamentação dos argumentos trazidos pela Algar em relação aos impactos concorrenciais da operação.

Notícias relacionadas

Vicente Aquino, que relata outra ação semelhante, da Telcomp, pediu vistas, e elogiou a proposta de Moisés Moreira de contemplar os argumentos. Mas Aquino ainda deixou no ar a possibilidade de acolher o pedido da Algar e das empresas que pedem para participar da anuência prévia da Oi Móvel. Com isso, o julgamento do recurso da Algar foi adiado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!