Ericsson e Vivo utilizam 5G para conectividade na Usina São Martinho

Junto com a fornecedora Ericsson, a Vivo vai fornecer a conexão e soluções digitais para o projeto 5G Smart Farming da companhia agroindustrial sucroenergética São Martinho. A tele, por meio do segmento corporativo Vivo Empresas, vai operar rede 4G na faixa de 700 MHz e 5G na faixa de 3,5 GHz para promover a digitalização de todas as operações da Usina São Martinho, em Pradópolis (SP). 

Segundo informaram as empresas em comunicado conjunto nesta quinta-feira, 29, a unidade processadora de cana de açúcar (a maior do mundo) será a primeira da São Martinho, mas há a intenção de repetir a iniciativa em outras usinas. A ideia é aumentar a eficiência de processos agroindustriais, permitindo interações mais ágeis e flexíveis entre empresas e desenvolvedores. A Vivo trará ainda projetos de aplicações de Internet das Coisas. 

O projeto foi anunciado em setembro do ano passado. Fruto da parceria da empresa do agronegócio com a Ericsson, o objetivo também era endereçar necessidade de negócios e oportunidades de ganhos em eficiência operacional e aumento de produtividade para começar a desenvolver casos de uso 5G. 

Notícias relacionadas

A rede na faixa de 700 MHz foi implantada para assegurar a ampla cobertura possível no espectro, incluindo áreas agrícolas e industriais, somando mais de 130 mil hectares. A faixa de 3,5 GHz, por sua vez, foi destinada ao uso crítico e de altíssima capacidade na sede e áreas industriais da usina, onde estão equipamentos que produzem açúcar, bioetanol e energia elétrica e os sistemas de controle destes processos que requerem um grande volume de processamento de dados. 

Há ainda a adoção de solução da Ericsson para interligar usinas por meio de micro-ondas, evitando a necessidade de levar fibra para uma das unidades em uma área densa de plantação, na qual a instalação da infraestrutura poderia ser de alto risco. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!