Após reestruturação operacional, Nokia triplica lucro no segundo trimestre

Foto: Arno Mikkor (EU2017EE)

A Nokia encerrou o primeiro semestre de 2021 com números claramente positivos nas receitas, mas mais do que triplicando os lucros em comparação com o mesmo período do ano passado. Ao divulgar o balanço financeiro do segundo trimestre nesta quinta-feira, 29, a fornecedora finlandesa afirmou que isso é resultado da estratégia de turnaround implantada em março.

O lucro da companhia mais do que triplicou (255%), chegando a 351 milhões de euros. Considerando o semestre, o crescimento foi de quase dez vezes mais (874%), totalizando 916 milhões de euros.

O lucro operacional cresceu 185%, chegando a 484 milhões de euros no trimestre, com margem de 9,1% (contra 3,3% no ano passado). Entre janeiro e junho, a fornecedora registrou lucro operacional de 916 milhões de euros, um aumento de 874% no comparativo anual. A margem ficou em 8,8%, contra apenas 0,9% em 2020.

Notícias relacionadas

A receita da companhia aumentou 4% no segundo trimestre, totalizando 5,313 bilhões de euros. No acumulado do ano, o crescimento foi o mesmo, somando 10,389 bilhões de euros. 

Em comunicado, o presidente e CEO da Nokia, Pekka Lundmark, destacou estar feliz com os resultados mais uma vez positivos, especialmente nas margens operacionais. "Estamos já vendo os benefícios de nosso novo modelo operacional que nos ajudou a entregar um desempenho financeiro tão forte assim", destacou.

Revisão

Por conta do desempenho positivo, a Nokia acabou revisando as previsões. A estimativa para o ano de 2021 inteiro é de ficar com receitas entre 21,7 e 22,7 bilhões de euros, com a margem operacional entre 10 a 12%. O fluxo de caixa livre será "claramente positivo". Para 2023, a empresa espera crescer "mais rápido do que o mercado", com margem operacional entre 10 e 13%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!