Publicidade
Início Newsletter Vivo também formaliza intenção de criar rede neutra de fibra no Brasil

Vivo também formaliza intenção de criar rede neutra de fibra no Brasil

Em comunicado ao mercado publicado na manhã desta quarta-feira, 29, ao lado de seu balanço financeiro do segundo trimestre, a Vivo (marca comercial da Telefônica no Brasil) também formalizou a intenção de criar um veículo para construção e oferta de rede de fibra ótica neutra e independente para o mercado atacado, com foco em cidades médias.

“Este veículo, que poderá contar ainda com a participação de parceiros e investidores em seu capital social, terá como objetivo a aceleração da expansão da rede para novas localidades, através de um modelo de menor investimento para a Telefônica Brasil, e que captura valor pela penetração de terceiros”, afirmou a companhia, no comunicado.

A intenção é que a rede neutra esteja totalmente operacional já em 2021, sendo que 1,1 milhão de casas conectadas com fibra (homes-passed, ou HPs) serão transferidas para o novo veículo em 2020, somando-se assim com 13 milhões de HPs que a companhia já possui. Até 2024, a expectativa é que a rede neutra conte com 5 milhões de HPs, totalizando 24 milhões quando considerada também a expansão orgânica da rede da Vivo.

Notícias relacionadas

Em teleconferência realizada nesta quarta-feira, o CEO da Vivo, Christian Gebara, destacou a estratégia de expandir a rede de fibra ao lado do parceiro e também organicamente de forma paralela: no estado de São Paulo, por exemplo, a empresa só construirá as redes por conta própria. Dessa forma, o foco da empreitada de rede neutra seriam cerca de 200 cidades de médio porte fora do território paulista e onde a oportunidade de fibra ainda não teria sido endereçada.

Gebara ainda pontuou que a parceria com a American Tower para lançamento de FTTH e o modelo de franquias adotado pela Vivo no segmento também seguirão ativos.

Tendência

Segundo a Vivo, a criação de um veículo para redes neutras acompanharia uma estratégia global do setor de telecomunicações. A possibilidade já havia sido mencionada pela controladora da empresa (a espanhola Telefónica) em fevereiro. A companhia também nota que a eventual realização da operação está sujeita às aprovações societárias e regulatórias pertinentes.

Recentemente, a Oi revelou planos de realizar uma divisão estrutural de seus ativos que inclui a criação de uma unidade de rede neutra de fibra (a InfraCo), na qual a empresa pretende vender uma participação. Na semana passada, a TIM divulgou que também está buscando investidores para criação de um veículo do gênero. Outra empresa com estratégia para a área é a American Tower.

1 COMENTÁRIO

  1. Quando a sociedade civil falava em separação funcional e estrutural, diziam que era uma viagem e que não fazia sentido. Agora que a grana apertou, “rede neutra” virou a palavra da moda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile