Para ministro, ainda falta convencer Economia a não fazer leilão de 5G arrecadatório

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, voltou a falar que trabalha no governo e pede ajuda política para convencer o Ministério da Economia de não realizar um leilão de 5G puramente arrecadatório. Durante evento online da OAB nesta quarta-feira, 29, ele mencionou que está ainda tentando argumentar a respeito.

"É importante que a gente consiga, através da política, com a senadora [Daniella Ribeiro], convencer a área econômica. Quando fala em tirar [arrecadação], parece que se está tirando um braço deles. Mas precisamos estar juntos, conversando e mostrando que o setor não pode ficar sem [recursos], com essa entrega que o leilão vai trazer", declarou Faria. 

No último domingo, em entrevista ao canal SBT, o ministro havia dito gostar da abordagem "misturada" entre arrecadatório e de metas. No evento desta quarta-feira, ele citou a necessidade de destravamento de investimentos, incluindo também a necessidade de se promover cobertura em distritos e rodovias como política pública no leilão.

Notícias relacionadas

Presente na ocasião do evento, o presidente da Anatel, Leonardo Euler, disse que o leilão é "muito desafiador" e que a agência tem trabalhado para não haver viés apenas arrecadatório. Porém, ele ressaltou haver compreensão da Economia. "Temos o apoio também do ministro [Paulo] Guedes de que esse é o caminho", declarou.

Fust

Euler ainda mencionou a necessidade de reforma do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), avaliando haver agora uma "conjuntura singular para destravar pautas". Neste contexto, a senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), apresentou o PL 2.388/2020, que propõe a transferência de recursos do Fust para as famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) dos Programas Sociais do Governo durante a pandemia da covid-19.

A parlamentar, que é presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia e também relatou o PLC 79 (agora Lei nº 13.879/2019, o novo modelo das telecomunicações), destacou que a crise do coronavírus paralisou as reuniões das comissões, mas que a proposta de alterar o Fust estás sendo recebida. "O Congresso está acompanhando a relevância da tecnologia que foi descortinada na pandemia", afirmou. "Já tivemos reunião a respeito do Fust e isso vai ajudar o momento que estamos vivenciando."

Segundo Ribeiro, a previsão de criação de um Comitê Gestor com composição interministerial pode ajudar a auxiliar o destravamento do recurso para outros serviços além da telefonia fixa. Mas ela ressalta: "É importante não perder o fundo, pois na PEC dos fundos, o Fust teria um fim". A senadora afirma ter se reunido com o ministro Fábio Faria para pedir ajuda no trabalho junto ao Congresso para não assegurar a continuidade do fundo. "É o nosso desafio, porque a gente relatar e aprovar o Fust este ano e não garantir para os próximos anos não será uma vitória completa."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!