Backbones precisariam de mais redundância para Jogos Olímpicos, alerta Ciena

A uma semana do início dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, todas as operadoras já anunciaram planos de ampliar cobertura móvel e reforçar a infraestrutura para atender à demanda de tráfego durante o evento. Ainda assim, os backbones das empresas estão expostos a riscos e precisam não apenas ser supervisionados, mas também terem mais de uma redundância para o caso de alguma interrupção, segundo alerta a presidente da fornecedora de soluções Ciena, Patrícia Vello. "No passado se fazia proteção de fibra com uma única alternativa, mas se houvesse dois cortes simultâneos, perdia o tráfego", afirma. Cortes nas fibras acontecem "com bastante frequência", ainda mais quando a cidade está em obras, de acordo com a executiva.

O que tem sido feito é que as operadoras aumentaram o cache e a capacidade de transmissão. "Fibras que antes eram de 8 Tbps tiveram upgrade para aumentar a eficiência", alega. Também foram implantadas tecnologias de restauração OTN e fotônica, capaz de carregar mais tráfego por fibra. Além disso, a rede fica menos dependente de apenas uma rota alternativa. "Se há um corte na (rodovia) Dutra, o tráfego pode ser remanejado para outro caminho – mesmo que tenha corte simultâneo em outra, ainda pode ser restaurado passando por Belo Horizonte", exemplifica. Isso é possível por meio de filtros inteligentes nos transponders que fazem a correção e fazem o chaveamento da passagem de um determinado canal e fazer alterações.

Patrícia Vello explica que o grande componente das redes é o controle por software, que as deixam mais inteligentes. Ainda assim, não chegam a ser redes definidas por software (SDN), que ainda estão apenas em testes no País. Na visão da presidente da Ciena, a restauração fotônica é mais eficiente do que os métodos tradicionais, uma vez que reaproveita o transponder, que ela diz ser responsável por cerca de 70% do investimento em backbone. A executiva diz que as principais operadoras estão utilizando rotas de saída pelo Rio de Janeiro e por São Paulo, e que a empresa conta com rotas de proteção em Campinas, Santos, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, por exemplo.

Notícias relacionadas

Ela ressalta que o tráfego gerado durante as Olimpíadas será ainda maior do que em recentes edições, ainda mais com a proliferação de aplicativos de streaming de vídeo e smartphones com capacidade de gravar vídeos 4K. "Quando precisa de vídeo em tempo real, pequenos atrasos na rede podem ser muito significativos, e aí perdem a função de serem em tempo real", afirma.

A Ciena tem contrato com três operadoras brasileiras, cujas redes utilizarão a tecnologia para carregar os dados durante os eventos esportivos. Além disso, a empresa oferece suporte especial para atendimento nos jogos. Dada a importância das Olimpíadas, Vello assegura que a equipe da Ciena está preparada para ir a campo no Rio de Janeiro e que movimentou funcionários de outras funções para da dar cobertura ao serviço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!