Telecom Italia deve criar nova vice-presidência na TIM Brasil

Diante de um cenário de desaceleração econômica, que tem impactado severamente o segmento de telefonia móvel pré-paga, a TIM Brasil experimentou queda de R$ 313 milhões no lucro líquido no primeiro trimestre, redução de 16% no comparativo anual. Preocupada com desempenho da subsidiária brasileira, a Telecom Italia deve anunciar no inicio da semana que vem a indicação do executivo de carreira da holding italiana Pietro Labriola para uma nova vice-presidência: a de operações. A informação é da Reuters, que cita fontes com conhecimento do assunto.

A ideia da Telecom Italia com a criação da nova diretoria seria ajudar a TIM a recuperar as vendas e preparar a companhia para uma possível consolidação do mercado, reporta a Reuters.

Uma vice-presidência de operações pode sim ajudar a TIM a voltar aos trilhos diante de uma economia brasileira dando sinais claros de retração, menor crescimento da base de telefonia móvel – em alguns meses até mesmo com queda na base total de acessos, como reportam dados da Anatel, e competição mais acirrada por clientes de maior valor.

Notícias relacionadas

Quanto ao cenário de possível consolidação, vale lembrar que a TIM Brasil é alvo de especulações sobre possível venda e até mesmo fatiamento há mais de dois anos, e até o momento, não passou disso, especulações.

Os rumores de que Telecom Italia estaria disposta a vender a TIM ressurgiram com a entrada da Vivendi no capital da holding italiana, em decorrência da venda da GVT para a Telefónica e a migração da participação da espanhola na Telecom Italia para os franceses. No entanto, vale lembrar que se a crise colocou os pés de vez no Brasil este ano, do outro lado do Atlântico ela se estabeleceu há alguns anos, e a Telecom Italia tem visto suas receitas e lucros encolherem sucessivamente em seu mercado doméstico, fazendo da operação brasileira a principal fonte de crescimento do grupo. Assim, a TIM pode eventualmente vir a ser vendida, mas pelo que os italianos diversas vezes afirmaram "um valor justo".

A TIM Participações tem um valor de mercado na Bovespa de R$ 21,88 bilhões atualmente e é a segunda maior operadora móvel brasileira, com 26,41% de participação e 74,6 milhões de acessos móveis, atrás da Vivo, quem tem 29,26% de share e 82,6 milhões de linhas em serviço, segundo dados de junho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!