Abastecimento de tablets cai 7% no segundo trimestre

O volume de tablets enviados pelos fabricantes para o varejo mundial no segundo trimestre caiu 7% em comparação com o mesmo período do ano passado, baixando de 48 milhões para 44,7 milhões de unidades, aponta levantamento feito pela IDC. As principais razões para a queda são o ciclo de vida longo do produto, a competição com phablets (smartphones com tela grande) e a falta de inovação em novos modelos da categoria, listam os analistas da consultoria.

Apple e Samsung continuam dominando esse segmento, mas ambas reduziram seu volume de unidades distribuídas ao varejo e perderam market share em 12 meses. A Apple enviou 10,9 milhões de unidades, o que representa queda de 17,9% em comparação com o mesmo período do ano passado. Seu market share, consequentemente, caiu de 27,7% para 24,5%. A Samsung, por sua vez, diminuiu em 12% o seu abastecimento, com 7,6 milhões de unidades no segundo trimestre, o que levou seu market share a baixar de 18% para 17%. Por outro lado, Lenovo, Huawei e LG aumentaram seus volumes de vendas e ganharam participação no mercado de tablets. As três responderam por 5,7%, 3,7% e 3,6% de market share, respectivamente, entre abril e junho. O restante do mercado de tablets (45,6%) está pulverizado nas mãos de outros fabricantes (veja tabela abaixo).

Notícias relacionadas
FabricanteUnidades distribuídas no 2T15Market Share no 2T15Unidades distribuídas no 2T14Market Shareno 2T14Crescimento anual
1. Apple10.924.5%13.327.7%-17.9%
2. Samsung7.617.0%8.618.0%-12.0%
3. Lenovo2.55.7%2.44.9%6.8%
4. Huawei1.63.7%0.81.7%103.6%
4. LG Electronics1.63.6%0.51.0%246.4%
Others20.445.6%22.446.7%-9.3%
Total44.7100.0%48.0100.0%-7.0%

Fonte: IDC

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.