Abastecimento de tablets cai 7% no segundo trimestre

O volume de tablets enviados pelos fabricantes para o varejo mundial no segundo trimestre caiu 7% em comparação com o mesmo período do ano passado, baixando de 48 milhões para 44,7 milhões de unidades, aponta levantamento feito pela IDC. As principais razões para a queda são o ciclo de vida longo do produto, a competição com phablets (smartphones com tela grande) e a falta de inovação em novos modelos da categoria, listam os analistas da consultoria.

Apple e Samsung continuam dominando esse segmento, mas ambas reduziram seu volume de unidades distribuídas ao varejo e perderam market share em 12 meses. A Apple enviou 10,9 milhões de unidades, o que representa queda de 17,9% em comparação com o mesmo período do ano passado. Seu market share, consequentemente, caiu de 27,7% para 24,5%. A Samsung, por sua vez, diminuiu em 12% o seu abastecimento, com 7,6 milhões de unidades no segundo trimestre, o que levou seu market share a baixar de 18% para 17%. Por outro lado, Lenovo, Huawei e LG aumentaram seus volumes de vendas e ganharam participação no mercado de tablets. As três responderam por 5,7%, 3,7% e 3,6% de market share, respectivamente, entre abril e junho. O restante do mercado de tablets (45,6%) está pulverizado nas mãos de outros fabricantes (veja tabela abaixo).

Fabricante Unidades distribuídas no 2T15 Market Share no 2T15 Unidades distribuídas no 2T14 Market Shareno 2T14 Crescimento anual
1. Apple 10.9 24.5% 13.3 27.7% -17.9%
2. Samsung 7.6 17.0% 8.6 18.0% -12.0%
3. Lenovo 2.5 5.7% 2.4 4.9% 6.8%
4. Huawei 1.6 3.7% 0.8 1.7% 103.6%
4. LG Electronics 1.6 3.6% 0.5 1.0% 246.4%
Others 20.4 45.6% 22.4 46.7% -9.3%
Total 44.7 100.0% 48.0 100.0% -7.0%

Fonte: IDC

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.