Assinantes 3G serão 4,6 milhões em dezembro no Brasil

No fim do ano haverá no Brasil 4,6 milhões de usuários 3G, dos quais 76% com modems USB. Em 2012, o número de assinantes dessa tecnologia saltará para 46 milhões e mais da metade da base estará utilizando telefones celulares para acessar a rede 3G. Essas são algumas das previsões de um estudo realizado por uma parceria entre a Ericsson e o Yankee Group.
As duas empresas entrevistaram em março passado cerca de 600 usuários 3G no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília com o objetivo de traçar seu perfil. O estudo concluiu que o assinante 3G no Brasil hoje é majoritariamente jovem e utiliza essa tecnologia principalmente dentro de casa, em substituição ao acesso fixo. "Geralmente é uma pessoa jovem, que acabou de sair da casa dos pais. A razão para preferir o acesso móvel é porque enxerga valor na mobilidade ou porque não há oferta de banda larga fixa onde mora", explica o analista sênior do Yankee Group, Julio Püschel.
De acordo com o estudo, 83% dos assinantes usam o serviço em casa e 27%, no escritório. Apenas 26% das linhas 3G são corporativas. Mas 42% dos assinantes fazem um uso misto pessoal e profissional do serviço. 72% dos usuários têm entre 20 e 30 anos.

Notícias relacionadas
Modelos de cobrança
Para Püschel, as operadoras deveriam variar o modelo de cobrança, na tentativa de reduzir a desigualdade entre heavy users e assinantes comuns. Pois embora paguem a mesma mensalidade, consomem volumes bem diferentes de tráfego de dados. Ele não recomenda a cobrança por dados trafegados, mas talvez um preço diferenciado para quem quiser uma velocidade maior de upload, característica típica de heavy users.
Sobre planos pré-pagos, o analista acredita que o preço do modem ainda é uma barreira e que esse modelo só vai deslanchar depois que houver uma grande quantidade de laptops com SIMcard embarcado disponível no mercado brasileiro. Na sua opinião, o mais provável é que o modelo de cobrança seja por horas ou dias de acesso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!