Centro de Operações do SGDC atinge padrão Tier IV, afirma Telebras

A Telebras afirmou que os testes para certificação Tier IV do Centro de Operações Espaciais Principal (COPE-P) foram concluídos, atestando a alta disponibilidade da estrutura responsável pela operação e monitoramento dos satélites do Programa Espacial Brasileiro e do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC).

Segundo a estatal em comunicado emitido na última sexta-feira, 26,, a emissão do certificado pelo Instituto Uptime (responsável pelo trâmite) está programada para julho deste ano. A certificação Tier IV é a mais elevada em termos de confiabilidade na operação de um data center, indicando redundância em todos os sistemas de infraestrutura crítica (energia, climatização, segurança e conectividade) e disponibilidade em 99,9997% do tempo (o que indica uma inoperabilidade de no máximo seis minutos ao ano).

O Uptime realizou visitas periódicas durante toda a execução da obra do centro e, na última quinta-feira, 25, encerrou os testes que demonstram o atendimento às exigências. O COPE-P foi construído para ser a sede principal do centro de controle do SGDC, que viabiliza comunicações militares em banda X e atende às políticas públicas de telecomunicações em banda Ka (neste caso, em parceria com a Viasat).

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!