Setor eletroeletrônico tem queda mensal de vagas em maio

Foto: Alexander Dummer / Pexels

O setor eletroeletrônico reduziu a quantidade de vagas em maio, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), com base em informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho, e divulgados nesta sexta-feira, 29. A queda líquida foi de 1.006 vagas, ou 0,42% no comparativo mensal.

Em relação ao mesmo mês de 2017, porém, houve crescimento: 0,79%. Quando comparado a dezembro de 2017, o avanço foi ainda maior, de 1,35%. No total, o quinto mês de 2018 encerrou com 237.341 vagas no setor.

Apesar dos cenários de crescimentos, o presidente da Abinee, Humberto Barbato, ressaltou em comunicado que se tratou da segunda queda mensal consecutiva após um primeiro trimestre de alta. Ele atribui o desempenho ao "arrefecimento no nível de confiança empresarial e dos consumidores" por conta de "instabilidade política e econômica do País".

Notícias relacionadas

"O ânimo dos empresários foi esfriando em função principalmente das incertezas políticas, redução nas projeções de crescimento do PIB e pressões externas que acarretaram em oscilações do dólar", analisou Barbato. A Abinee diz ainda que o cenário também foi agravado pela greve dos caminhoneiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!