Kassab defende alteração nas concessões por lei

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, declarou que se posiciona a favor de mudança no modelo de concessões por meio de alterações na lei, e não via decreto. Na visão dele, "qualquer lei importante, e a LGT é uma das mais importantes do País, precisa ser aperfeiçoada de tempos em tempos", segundo comentou em conversa com jornalistas ao final do primeiro dia da ABTA 2016 nesta quarta-feira, 29, em São Paulo. Disse ainda que precisa haver um debate, com audiência pública, participação do Tribunal de Contas da União e no Congresso, "para que não deixe pairar nenhuma dúvida".

Mesmo afirmando não ter convicção na mudança do modelo de concessão para autorização, Kassab se posicionou a favor do Projeto de Lei nº 3.453/2015 do deputado Daniel Vilela (PMDB-GO). O parlamentar se reuniu na semana passada com o MCTIC, com o Ministério do Planejamento e com a Anatel para discutir alterações no texto da proposição, que prevê possibilidade de converter as concessões em autorização em áreas onde há competição. Além disso, o texto acaba com os bens reversíveis, que serão trocados por investimentos em banda larga. O prazo das concessões seria ainda reduzido de 25 para 20 anos.

O ministro afirma que o projeto não é perfeito, mas que ele permite ganhar tempo. "Talvez seja mais rápido do que pensar em um projeto dentro do governo, encaminhar para o Congresso, e lá ele ser debatido." A ideia é ter o PL encaminhado para o Senado, voltando depois à Câmara "apenas por questão de cronograma". O presidente da Anatel, João Rezende, concorda. "O PL do Daniel Vilela está enxuto, como foi feito na LGT, e aí vai aperfeiçoando", declarou antes, durante painel.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!