Decreto cria grupos para operacionalizar projeto do satélite brasileiro

A Presidência da república publicou no Diário Oficial desta sexta, 29, o Decreto 7.769/2012, que "dispõe sobre a gestão do planejamento, da construção e do lançamento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas – SGDC". O decreto, na prática, estabelece que o SGDC deve estar "implantado" até 31 de dezembro de 2014. O decreto estabelece que haverá um Comitê Diretor do Projeto, que será a instância máxima de decisão sobre o SGDC, e um Grupo Executivo, executor das diretrizes e decisões do Comitê. O Comitê será composto por representantes dos ministérios das Comunicações, Defesa e Ciência, Tecnologia e Inovação. Os nomes serão designados pelo Minicom, depois de indicação de cada um dos órgãos. Este Comitê aprovará os requisitos técnicos do satélite e alterações; o planejamento, orçamento e cronograma de execução; as minutas de termos de referência [para contratação, aquisição, lançamento e operação; e o plano de absorção de transferência de tecnologia. Também cabe ao Comitê fazer o acompanhamento do projeto e poderá convidar outros órgãos a participarem das atividades.

Notícias relacionadas
Já o Grupo Executivo terá, além de representantes do Minicom e do Ministério da Defesa, um representante da Telebras (que presidirá o grupo), um da Agência Espacial Brasileira (AEB) e um do INPE. É o Grupo Executivo que apresentará todas as informações necessárias às decisões do Comitê Diretor. A Telebras e a AEB é que definirão o plano de transferência de tecnologia, e a propriedade intelectual produzida será da AEB.

Tanto o Comitê quanto o Grupo Executivo devem ser designados em 15 dias. A primeira atribuição do grupo será finalizar a RFP para a compra do satélite, trabalho que já vinha sendo feito pelos técnicos do governo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!