Pesquisa do Procon-SP não é confiável, segundo especialista

A Fundação Procon-SP divulgou nesta terça-feira, 29, os resultados de uma pesquisa que apontou como inseguro o pagamento de contas via celular. A pesquisa foi realizada com dois grupos: entrevistas com usuários de um centro de serviços populares (CIC Leste) e enquete disponibilizada no site da instituição. Entre os entrevistados pessoalmente, 75,56% responderam que não consideram o celular um meio seguro para pagamento de contas e, entre os internautas, esse contingente foi de 66,22%. No entanto, consultores e especialistas da área de segurança e mobile payment questionam a validade da pesquisa. Segundo o diretor executivo da Data Security, Marcelo Lau, a enquete tem problemas, a começar pelo local das entrevistas, frequentado predominantemente por pessoas de menor poder aquisitivo. "O local escolhido não foi o mais adequado. A maioria dos entrevistados não tem sequer computador em casa, a mínima parcela utiliza Internet banking, o que dirá então mobile payment", diz. "Trata-se de uma parcela da população que possui pouco acesso à informação sobre o mobile payment, e aí a tendência à opinião negativa é maior mesmo", acrescenta ele, que acredita que o resultado poderia ser positivo para o mobile payment se a aferição fosse feita entre jovens e outras pessoas com maior nível de acesso a novas tecnologias. O executivo questionou também o fato de a maioria esmagadora dos entrevistados (89,44%) ser cliente do sistema pré-pago de telefonia móvel. "O mobile payment só é viável para quem é cliente pós-pago e tem um plano de dados contratado", diz.
Outro especialista entrevistado pela TELETIME, que preferiu não se identificar, discordou de Marcelo Lau. Para ele, seja qual for o público selecionado para esse tipo de pesquisa, o resultado não alterará muito. "O mobile payment ainda é incipiente e tudo o que é desconhecido gera insegurança. Principalmente em se tratando de movimentação financeira", diz. "Porém, quando esse serviço estiver implantado em larga escala e as pessoas começarem a vê-lo funcionando efetivamente, as opiniões serão positivas", prevê o especialista, que acredita que o mobile payment com SIMcard é mais seguro do que qualquer outro meio. "O software é proprietário, a memória é específica, o chip é não-clonável, existem senhas de autenticação do usuário e da transação", explica.
Para Marcelo Lau, há outros entraves para que essa tecnologia, enfim, deslanche no País, a exemplo da Índia, Japão e África. "Não podemos nos esquecer que somente 20% a 30% da população brasileira tem acesso a meios de comunicação como a Internet. Além do mais, os serviços de telefonia móvel do Brasil estão entre os mais caros do mundo e o percentual de smartphones, que tem a interface adequada para o mobile payment, ainda é muito pequeno no país", diz.

Notícias relacionadas
Febraban
A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) trabalha no desenvolvimento e na padronização de uma tecnologia de mobile payment para o País. Procurada por esta reportagem para se pronunciar a respeito da pesquisa do Procon-SP, a federação informou o seguinte, por meio de nota oficial: "O Mobile Payment ainda é uma tecnologia nova, que necessita de definições. Assim como outras tecnologias, houve uma gradual adaptação dos usuários e uma adoção cada vez maior dessas tecnologias".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!