Displays com tecnologia Mirasol chegarão aos e-readers este ano

No fim do ano, chegarão ao mercado os primeiros e-readers usando a tecnologia Mirasol em suas telas. Trata-se de uma tecnologia da Qualcomm cuja grande vantagem é dispensar a emissão de luz por trás da tela, o que aumenta significativamente a duração da bateria. É algo parecido com a tecnologia usada pelo Kindle, cuja tela é fornecida pela E Ink. Uma diferença importante em relação à E Ink, entretanto, é que a Mirasol já consegue fornecer telas coloridas e capazes de reproduzir vídeos com alta qualidade sem a necessidade de luz artificial, o que reduz significativamente o gasto de energia. A Qualcomm apresentou a jornalistas um protótipo de tela com 5,7 polegadas e disse que já tem contratos fechados para o mercado de e-readers, embora não possa divulgar nomes. Há rumores de que a cliente seria a Amazon para uma nova versão do Kindle.
No roadmap da empresa, o passo seguinte serão PDAs e smartphones com telas Mirasol, que devem chegar ao mercado em meados de 2012. Por enquanto a tecnologia é empregada apenas em devices pequenos, como mp3 players ou como tela auxiliar em alguns modelos de handsets. A fábrica de telas Mirasol está localizada em Taiwan.
Segundo Cheryl Goodman, diretora de marketing da Qualcomm MEMS, divisão da Qualcomm responsável pela Mirasol, não há qualquer limite para o tamanho de uma tela com essa tecnologia, da mesma forma como não há impedimento para se criar versões sensíveis ao toque no futuro.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!