A empresa de infraestrutura IHS Brasil anunciou a conclusão da modernização do sistema de antenas distribuídas (DAS) do Estádio Nilton Santos (Engenhão, do Botafogo), no Rio de Janeiro. Com isso, operadoras de celular estão habilitadas a oferecer serviços de conectividade 5G aos usuários.
Redes móveis indoor são populares para conectar locais com alta demanda de público. Em dias de jogo, o Engenhão pode receber até 46 mil torcedores. Mas, durante apresentações musicais, o mesmo estádio pode comportar até 70 mil pessoas. Tanta gente junta em um mesmo local gera pressão nas redes das operadoras.
Segundo a IHS, o projeto integra tecnologia com antenas massivas (Massive MIMO) 5G que oferecem comunicação simultânea de "alta eficiência para grande volume de dispositivos". Em nota, a companhia explicou que o sistema DAS foi projetado para "atender a capacidade máxima das áreas públicas do estádio, incluindo arquibancadas superiores e inferiores, áreas VIP, camarotes e gramado".
Desde 2016, quando foram implantados os serviços de conectividade 3G e 4G, o estádio não passava por uma atualização completa no sistema de comunicação DAS. Com essa modernização, a IHS Brasil também assumiu os direitos exclusivos da infraestrutura de conectividade móvel do local.
"Essa iniciativa reforça o compromisso da IHS Brasil em viabilizar o acesso a redes móveis de última geração em espaços de grande circulação, garantindo uma experiência de conectividade de alta performance para torcedores e visitantes", disse o CTO da IHS Latam, Antonio Maya.
Cobertura indoor exige modelos de negócios que dividam custos