IHS Brasil instala 5G no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro

Estádio Niltos Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro. Imagem: Vitor Silva/SSPress/Botafogo

A empresa de infraestrutura IHS Brasil anunciou a conclusão da modernização do sistema de antenas distribuídas (DAS) do Estádio Nilton Santos (Engenhão, do Botafogo), no Rio de Janeiro. Com isso, operadoras de celular estão habilitadas a oferecer serviços de conectividade 5G aos usuários.

Redes móveis indoor são populares para conectar locais com alta demanda de público. Em dias de jogo, o Engenhão pode receber até 46 mil torcedores. Mas, durante apresentações musicais, o mesmo estádio pode comportar até 70 mil pessoas. Tanta gente junta em um mesmo local gera pressão nas redes das operadoras. 

Segundo a IHS, o projeto integra tecnologia com antenas massivas (Massive MIMO) 5G que oferecem comunicação simultânea de "alta eficiência para grande volume de dispositivos". Em nota, a companhia explicou que o sistema DAS foi projetado para "atender a capacidade máxima das áreas públicas do estádio, incluindo arquibancadas superiores e inferiores, áreas VIP, camarotes e gramado".

Notícias relacionadas

Desde 2016, quando foram implantados os serviços de conectividade 3G e 4G, o estádio não passava por uma atualização completa no sistema de comunicação DAS. Com essa modernização, a IHS Brasil também assumiu os direitos exclusivos da infraestrutura de conectividade móvel do local.

"Essa iniciativa reforça o compromisso da IHS Brasil em viabilizar o acesso a redes móveis de última geração em espaços de grande circulação, garantindo uma experiência de conectividade de alta performance para torcedores e visitantes", disse o CTO da IHS Latam, Antonio Maya.

Cobertura indoor exige modelos de negócios que dividam custos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!