Câmara aprova campanha sobre uso consciente da tecnologia digital

Câmara dos Deputados
Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou um Projeto de Lei (PL 3224/24) que cria uma Campanha Nacional de Utilização Consciente da Tecnologia Digital, a ser realizada anualmente em abril. O texto segue agora para o Senado.

O objetivo é conscientizar sobre o uso responsável e os riscos do uso excessivo de tecnologia (jogos, redes sociais, aplicativos) na saúde mental, física e emocional. A campanha, inspirada em iniciativas antitabagismo, prevê ações em instituições de ensino, saúde e comunicação.

Além disso, o projeto altera o Código de Defesa do Consumidor para exigir que a publicidade de produtos e serviços digitais (jogos, apps, dispositivos, por exemplo) contenha classificação etária, advertências sobre riscos e informações sobre controle parental. Essas advertências deverão estar presentes em lojas virtuais, embalagens de produtos e materiais de divulgação física.

Notícias relacionadas

Segundo a relatora do projeto, Duda Salabert (PDT-MG), a vida das crianças e de suas famílias pode ser afetada de diversos modos caso não estejam preparadas para lidar com as consequências indesejáveis da tecnologia. "Apenas por meio do esclarecimento as famílias e as pessoas poderão elaborar estratégias adequadas a seu modo de vida e às suas necessidades", disse Salabert.

"Agora, com essa epidemia de casos de uso excessivo de telas, de crianças que não têm relações sociais, é fundamental que o Estado tenha uma normatização, e este projeto aponta para isso", declarou.

Houve debate na Câmara sobre a proposta, com defensores argumentando a necessidade de esclarecer famílias e proteger crianças, e críticos apontando para uma possível "censura" ou "doutrinação ideológica".

Por meio de destaque da oposição aprovado em Plenário, os parlamentares retiraram do texto a permissão para que o governo federal pudesse editar normas complementares com requisitos de publicidade específicos em função do segmento de mercado, da faixa etária a que se destinasse, da natureza do suporte ou da mídia, da natureza do produto ou serviço ou em função de outras características.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!