Helio Graciosa deixa o CPqD

O primeiro e até então único presidente do CPqD, Hélio Graciosa, entregou na tarde de quinta-feira, 28, sua carta de renúncia ao conselho de administração da instituição – Graciosa é presidente desde que o CPqD ganhou status de fundação, em 1998. O motivo da renúncia, aparentemente, é um mal estar entre Graciosa e membros do governo, que não estariam satisfeitos com a atual administração da instituição.

Notícias relacionadas
Desde o ano passado o CPqD tem enfrentado atrasos significativos no repasse de recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), não a única, mas uma das principais fontes de financiamento da fundação. O Funttel é responsável, por exemplo, pelo financiamento dos caros projetos na área de comunicações óticas, arcando não apenas com os salários dos profissionais, mas também com equipamentos e materiais de testes.

Graciosa lembra que, desde que assumiu o cargo, tem "envidado todos os esforços para tornar o CPqD um vetor de desenvolvimento para o país, via geração de tecnologia, colocação de inovação no mercado e criação de empresas".

No comunicado divulgado pelo CPqD, a instituição admite que "há tempos, vêm ocorrendo grandes instabilidades no recebimento desses recursos, que, segundo Graciosa, decorrem de um desconforto com a administração atual do CPqD. Assim, para preservar o futuro da instituição, tomou a decisão de renunciar ao cargo, com a certeza de que a competência do CPqD hoje é reconhecida não só no Brasil mas no mundo".

Ainda não há informações sobre a nomeação de um presidente interino ou se haverá a necessidade de uma reunião extraordinária do conselho para nomeação de outro presidente. A próxima reunião do conselho aconteceria apenas em três semanas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!