Audiência pública revela que deputados conhecem pouco do setor

Em que pese a boa vontade dos parlamentares em contribuir para melhorar a qualidade do serviço de telecomunicações no Brasil, a audiência pública conjunta das comissões de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia (Cindra) e da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados mostrou que há um certo nível de desconhecimento do setor entre os parlamentares.

Notícias relacionadas
O deputado Áureo (PRTB/RJ), por exemplo, manifestou a sua preocupação em relação à possibilidade de que os celulares "chineses" fiquem sem comunicação, após a implementação do sistema de bloqueio dos celulares não homologados pela agência, prevista para o ano que vem. "Por um descuido da Anatel se deixou os celulares chineses entrarem no mercado e agora eles vão parar de funcionar", disse ele.

Em primeiro lugar, cabe esclarecer que há celulares fabricados por empresas chinesas que são legalmente vendidos no Brasil e também homologados pela Anatel. Em segundo lugar, o sistema de bloqueio que será implantado pelas empresas vai impedir o acesso à rede apenas dos novos aparelhos, não dos antigos e ainda assim daqueles que não são homologados. Muitas vezes, esses aparelhos são cópias de marcas desejadas pelos clientes e, por não serem homologados pela agência, "clonam" o IMEI de um modelo homologado.

Outra confusão feita pelos deputados é em relação à obrigação de cobertura das empresas do Serviço Móvel Pessoal (SMP). O deputado Nilton Capixaba (PTB/RO) questionou a razão pela qual os distritos, que em alguns casos são até maiores que as sedes dos municípios, não têm a cobertura celular. O diretor-presidente do SindiTelebrasil, Eduardo Levy, explicou que a obrigação das empresas, assumida nos termos de uso do espectro, é cobrir 80% da sede dos municípios. Assim, fora dessas áreas, as empresas só vão onde há viabilidade econômica. A cobertura das estradas também foi alvo de críticas dos parlamentares. Este é mais um exemplo de área que as teles não são obrigadas a cobrir.

Os deputados também questionaram por que a determinação da Anatel é de cobertura de 80% das sedes dos municípios e também a razão pela qual a cobertura do 4G é de apenas 50% da área das cidades. A explicação do presidente da agência, João Rezende, provavelmente não convenceu os deputados. "Não acredito que houve equívoco no edital. 80% é regra consagrada nos outros editais e 50% no 4G é porque se trata de uma tecnologia nova".

Durante o Painel Telebrasil, realizado na semana passada, o ministro Paulo Bernardo deu uma explicação mais completa. Questionado se a Anatel teria "cochilado" nos editais anteriores, ele respondeu que o custo de cobertura é levado em consideração no cálculo do preço das faixas. "Não é cochilo. Quando fizeram, estimaram o custo. Se quiser, dá para fazer até na barranca do Amazonas, mas isso tem um custo", disse na ocasião.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!