A TIM anunciou nesta terça-feira, 29, uma parceria com o Grupo Pedra Agroindustrial, conglomerado brasileiro focado na produção sucroenergética, para fazer a digitalização de processos e inserir a tecnologia 4G em três de suas usinas.
O projeto contempla três unidades produtoras localizadas nos municípios de Serrana (Usina da Pedra), Buritizal (Usina Buriti) e Nova Independência (Usina Ipê), no Estado de São Paulo, além de outra na cidade de Barra dos Garças, no Mato Grosso (Carpa Serrana), voltada à produção de pecuária e soja.
Com a iniciativa, mais de 1 milhão de hectares da Pedra Agroindustrial, sendo 250 mil hectares de área produtiva (236 mil para cana-de-açúcar, e os demais entre soja e pecuária), terão a cobertura da tele.
"Estamos muito felizes com a nossa escolha por um dos principais grupos do Brasil, a Pedra Agroindustrial. Na TIM, acreditamos que a tecnologia é a base para a transformação digital do agronegócio brasileiro. E é por isso que continuamos a levar nossa experiência para os produtores rurais, beneficiando o setor com soluções além da conectividade", afirma o diretor de Desenvolvimento de Mercado IoT & 5G da TIM Brasil, Alexandre Dal Forno.
Impacto
Dessa forma, a parceria permitirá a conexão de cerca de 4,5 mil máquinas agrícolas, entre frota própria e de terceiros, otimizando fluxos de entrega e integração entre campo e usina.
Além disso, a projeção é que mais de 37 mil pessoas serão beneficiadas nas comunidades no entorno das unidades produtivas, sendo mais de 4 mil propriedades rurais, nove escolas públicas e quatro unidades de saúde.
"A conectividade tem um papel estratégico nas nossas operações, pois influencia diretamente na eficiência de toda a cadeia, do plantio à industrialização. Esta parceria com a TIM marca um passo importante na nossa jornada de digitalização, permitindo mais precisão na gestão do maquinário, maior agilidade nas decisões de campo e mais segurança na integração entre as etapas agrícola e industrial", diz o diretor administrativo financeiro do Grupo Pedra Agroindustrial, José Marcio Cavalheire.
Atualmente, a cobertura da TIM alcança 20 milhões de hectares com 4G no Brasil, beneficiando mais de 1,9 milhão de pessoas no campo. A meta da tele é chegar a 26 milhões de hectares cobertos até o fim de 2025.
(Matéria corrigida)
É importante frisar que a cidade Barra do Garças, citada no segundo parágrafo do texto, fica no estado de Mato Grosso e não no estado de Mato Grosso do Sul como foi mencionado. Redator, quando puder, corrija isso, por favor. Barra do Garças é um município as margens do Rio Araguaia, faz divisa com Goiás onde, da parte de Goiás, está o município de Aragarças. Nada a ver com o estado de Mato Grosso do Sul.
Obrigado pela observação, Aldevany. O texto foi corrigido.