Comissão chamará MCTI e MCom para discutir Ceitec e planos de trabalho para 2022

O deputado Milton Coelho (PSB-PE), eleito presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados (CCTCI) nesta semana, disse que pretende chamar os ministros das Comunicações e da Ciência e Tecnologia para apresentar aos parlamentares os planos de trabalhos das pastas para este ano.

Coelho afirmou que isso já pode entrar na pauta na primeira reunião da comissão sob o seu comando, prevista para a semana que vem. O parlamentar concedeu entrevista para a Rádio Câmara na manhã desta sexta-feira, 29.

Coelho também reforçou a necessidade de se discutir a liquidação do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec). Segundo o presidente da CCTCI, a empresa é estratégica e no atual cenário de 5G, e os semicondutores se tornaram um insumo chave para o desenvolvimento da tecnologia e do próprio país.

Notícias relacionadas

"Precisamos evitar a liquidação da Ceitec. Ela é uma empresa estratégica para o país, sendo a única fabricante de semicondutores da América Latina. Precisamos evitar a sua liquidação", disse o parlamentar na entrevista.

Incentivos?

Em seminário do Ministério das Relações Exteriores na última quarta-feira, 27, o ministro Fabio Faria afirmou que o governo brasileiro precisa "alavancar a produção" de semicondutores. O discurso se mostra contraditório, já que há mais de um o governo federal decidiu dissolver o Ceitec, estatal que é a única fabricante de semicondutores na América Latina.

No evento, Fábio Faria, declarou que o Brasil tem "potencial como player", mas que isso só seria possível com parcerias internacionais, mencionando diálogos com a sul-coreana Samsung. Na ocasião, o ministro disse que a chegada do 5G no Brasil demandaria maior fabricação de semicondutores, destacando que o País "só produz 10%" desses componentes e que nenhum deles seria adequado para a tecnologia móvel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!