Nokia recupera receitas no mundo e na América Latina

Os resultados da Nokia no primeiro trimestre de 2021 apontaram uma alta nas receitas da fornecedora em nível global e na América Latina durante os três primeiros meses do ano.

Após fechar 2020 com queda no indicador, a companhia finlandesa registrou faturamento de 5,076 bilhões de euros entre janeiro e março. A cifra representou alta anual de 3% e de 9% no cálculo ajustado pela Nokia.

Na América Latina foram 293 milhões de euros faturados no intervalo, ou alta de 4% em um ano. Principal mercado para a fornecedora, a América do Norte cresceu 13% (para 1,664 bilhão de euros). Crescimentos de dois dígitos também ocorreram na China e na Índia, ao passo que as vendas na Europa avançaram 3%.

Notícias relacionadas

Com as cifras, a margem operacional do grupo passou de 1,5% negativo no primeiro trimestre de 2020 para atuais 8,5% positivos. Já o prejuízo de 115 milhões de euros registrado há um ano foi revertido em lucro de 263 milhões de euros.

Planejamento

"Entregamos um início de ano robusto com fortes vendas líquidas, margem operacional e fluxo de caixa. Os resultados demonstram que estamos no caminho certo para cumprir nosso plano de três fases e alcançar um crescimento sustentável, lucrativo e a liderança em tecnologia", afirmou o CEO da Nokia, Pekka Lundmark, em comunicado.

O executivo destacou a performance da nova divisão de infraestrutura de rede fixa criada pela companhia: o segmento teve receita (1,727 bilhão de euros) 22% maior que a registrada há um ano. Produtos para redes fixas, ópticas, submarinas e IP fazem parte da divisão.

Já a área de redes móveis acabou com recuo de 4% no faturamento, para 2,262 bilhões de euros. Ainda que tenha avaliado progresso na competitividade de seu portfólio de rádio, a Nokia vê intensificação da competição no segmento, com concorrentes buscando consolidação na fase inicial do 5G.

A piora da pandemia de covid-19 em importantes mercados globais e as dificuldades enfrentadas pela cadeia de suprimentos de semicondutores também foram listadas como desafios para a empresa. Ainda assim, a Nokia manteve suas projeções de crescimento até 2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!