Claro e Ericsson ainda definem frequência e cidade escolhidas para testes em 5G

Anunciado em outubro do ano passado em visita da presidenta Dilma Rousseff à Suécia, o projeto de implantar testes de 5G da Ericsson com a América Móvil Brasil (ou seja, com a Claro) está começando aos poucos a tomar forma. De acordo com a vice-presidente de estratégia da fornecedora sueca, Carla Belitardo, o teste deverá mesmo começar no segundo semestre, embora ainda não estejam definidos a cidade e o local escolhido. Em relação ao espectro, há pouca certeza também. "As pessoas ainda estão pensando, a gente fala em 15 GHz, mas é como o ministro falou, esperamos a WRC (Conferência Mundial de Espectro), ainda é muito cedo para falar em frequência e tentar colocar alguma coisa."

O diretor do centro de inovação da Ericsson, Edvaldo Santos, confirma que a frequência deverá ser superior aos 10 GHz, considerando ainda as ondas milimétricas (entre 75 GHz e 110 GHz). Na parceria com a América Móvil, a Universidade Federal do Ceará (com quem a fornecedora tem parceria) se envolverá "seguramente", pois estarão focados no "test bed" relacionado a 5G e Internet das Coisas (IoT). "Nosso test bed tem duas fases, a primeira é quando mostra ganhos com eficiência espectral e ultrabanda larga", afirma.

Notícias relacionadas

A licença temporária (que não poderá ter interferência com outras faixas) para os testes será solicitada à Anatel uma vez que a demonstração comece a tomar mais forma. "Estamos negociando o escopo para fazer e, dependendo do conjunto de coisas que vamos exercitar, isso vai sugerir uma frequência, e quando tivermos ciência disso, vamos solicitar", declara Santos.

Telefónica

Outro acordo de 5G que a Ericsson conta e com o grupo espanhol Telefónica. Segundo Carla Belitardo, é uma parceria mundial, mas ainda não há previsão de que o Brasil esteja incluído. "Estamos tentando viabilizar os testes, mas, por enquanto, hoje o acordo que temos aqui é apenas com a Claro". Ela explica que a Telefónica ainda está definindo quais países terão os testes, mas indica que o Brasil poderá também ser um dos escolhidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!