Oi aposta em projeto de arquitetura de rede para melhorar gestão da capacidade

Visando aumentar a eficiência de serviços de banda larga fixa e móvel, a Oi anunciou nesta quarta-feira, 29, o projeto de modernização da infraestrutura com uma nova arquitetura de rede. Iniciado no final de 2014 em parceria com a fornecedora Alcatel-Lucent, o plano é utilizar de forma mais eficiente a totalidade de banda disponível em momentos de maior consumo, evitando congestionamento e lentidão na rede. O projeto começou em cidades escolhidas como "prioritárias", mas a companhia prevê 167 municípios até 2016, cobrindo 6 milhões de assinantes de banda larga e mais de 9 mil acessos corporativos.

Notícias relacionadas
De acordo com a empresa, a nova arquitetura é do tipo single edge, que permite oferecer serviços de redes de acesso, como móvel, banda larga, IPTV e B2B, a partir de uma mesma plataforma. Dessa forma, o gerenciamento único permite agilidade e reduz custos – a Oi diz que será possível reduzir em quase 50% o número de equipamentos na planta de rede de acesso IP.

A Alcatel-Lucent e a Oi têm outro projeto de ampliação de capacidade de infraestrutura: a implantação de equipamentos optical transport network (OTN) em circuitos de 100 GB em uma extensão de 30 mil km de rede. A ideia é aumentar a capacidade de transmissão de dados do backbone da operadora em até 57 vezes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!