Decisão sobre caixinhas fica para 15 de maio

A decisão do Gired (Grupo de Implantação da Digitalização da TV) sobre o modelo de caixinha a ser distribuída a integrantes do Bolsa Família, prevista para sair nesta quarta-feira, 29, ficou para o dia 15 de maio. A explicação é de que faltou tempo para uma análise mais profunda dos dados recebidos pelos fornecedores. Porém, a insistência do governo em exigir a interatividade plena dos conversores, inclusive com canal de retorno, pesou, admitiram alguns participantes da reunião.

Notícias relacionadas
Segundo o presidente do grupo, conselheiro Rodrigo Zerbone, o tempo a mais servirá para a busca de consenso, uma vez que todas as decisões têm saído dessa forma. Mas, caso não se chegue a um denominador comum, a decisão será do governo. Teles e radiodifusores resistem a uma caixinha completa em função do custo, que ainda não foi divulgado.

Zerbone disse que, mesmo para a escolha do conversor com Ginga C e canal de retorno, como defende o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, há espaço para opção por especificações técnicas que podem baratear ou encarecer o produto. Um exemplo é o nível de memória a ser agregado ao equipamento e outras conexões, como WiFi e bluetooth.

Em função do grande número de caixinhas necessárias – 14 milhões – esse é um dos itens de maior impacto no orçamento de R$ 3,6 bilhões destinados para a limpeza da faixa de 700 MHz. Porém, o custo poderá ser reduzido ao longo dos quatro anos previstos para a digitalização total. Isto porque, no levantamento já realizado, entre 2016 e 2017 serão necessários apenas dois milhões de conversores. Em 2018, esse número salta para 12 milhões. "Nesse período, teremos espaço para reavaliar o modelo escolhido, adequando-o às necessidades constatadas na prática", disse Zerbone.

Antenas e filtros

Na reunião de hoje do Gired ficaram definidas as especificações técnicas de filtros para mitigação e das antenas internas e externas em UHF e VHF. O Gired não informou os preços pedidos pelos fabricantes.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!