Neoenergia testa expansão de rede privativa 4G com espectro de 410 MHz

A distribuidora de energia elétrica Neoenergia iniciou um plano de expansão da rede privativa LTE (4G) da empresa. No radar está o uso de faixas sub giga, entre 410-415 MHz e 420-425 MHz.

A possibilidade já é objeto de uma prova de conceito (PoC) iniciada pela companhia, que teve acesso ao espectro a partir de licença de fim científico e experimental. Entre os fornecedores da empreitada estão Nokia, que já atuava na rede LTE da Neoenergia em 3,5 GHz, e a Qualcomm.

"Os testes contribuirão para fortalecer a estratégia da Neoenergia para a expansão do projeto Energia do Futuro, além de auxiliar nas discussões sobre a regulamentação desse espectro. Isso reforça o compromisso da companhia com a modernização do setor elétrico", afirmou o superintendente de smart grids da Neoenergia, Ricardo Leite.

Notícias relacionadas

A prova de conceito ainda conta com colaboração da UTC América Latina e da 450 Alliance, associação da indústria que tem como objetivo promover o uso da faixa de 400 MHz na Europa e no mundo. A Neoenergia faz parte do grupo espanhol Iberdrola e tem presença em 18 estados brasileiros mais o Distrito Federal.

Vantagens

A faixa de frequência em 410 MHz interessa porque oferece uma melhor relação entre cobertura e capacidade: como a frequência é mais baixa, é possível atingir um maior número de clientes utilizando a mesma quantidade de torres, afirma a Neoenergia.

Além disso, o espectro dispensaria outras tecnologias de acesso e equipamentos, simplificando a arquitetura de rede. Hoje, são utilizadas seis torres na região de Atibaia (SP) para atender à demanda, funcionando como backhaul. As informações registradas por equipamentos (como religadores e medidores inteligentes) são transmitidas por outras duas redes – Wi-Sun e Prime PLC – para concentradores que possuem o SIM cards. Esses equipamentos que, em seguida, se comunicam com o data center da companhia pela rede LTE.

A iniciativa de rede privativa que integra o projeto Energia do Futuro da Neoenergia atende o Centro de Operações da Neoenergia Elektro. A operação inclui 75 mil medidores inteligentes na região do interior paulista. No futuro, a distribuidora vislumbra a utilização de uma rede LTE multisserviço a partir de frequências sub giga – podendo suportar aplicações de automação, comunicação por voz, dados e vídeo, realidade aumentada, inteligência artificial e inspeção por drones.

1 COMENTÁRIO

  1. Vão desligar a luz sem precisar deslocar funcionário, não vão precisar de funcionário para anotar o quadro da luz ,o cliente vai saber ao vivo o quanto está gastando na tela do celular

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!