Publicidade
Início Newsletter Cisco e Samsung ganham espaço entre fornecedores de telecom em 2021

Cisco e Samsung ganham espaço entre fornecedores de telecom em 2021

Segundo levantamento realizado pela consultoria MTN Consulting, o mercado de infraestrutura de telecomunicações gerou US$ 231,4 bilhões em 2021 para as cem principais fornecedoras do setor. Entre as empresas que ganharam participação de mercado no período estão Cisco e Samsung.

No caso da primeira, mudanças no padrão de gastos das operadoras com redes 5G e restrições enfrentadas pela líder de mercado Huawei permitiram variação positiva de 0,7% no market share no ano passado para a empresa norte-americana. Já a fatia da Samsung cresceu 0,3% após grande contrato com a norte-americana Verizon e a consolidação dos sul-coreanos como alternativa aos principais vendors de redes de acesso (RAN).

Maiores mudanças de market share de infraestrutura de telecom em 2021. Fonte: MTN Consulting
Notícias relacionadas

No caso da Huawei (que reportou nesta segunda-feira queda nas receitas em 2021), o market share do ano passado ficou em 18,9%, frente a mais de 20% em 2020 (queda de 1,5%). A mudança não alterou a posição da empresa como principal destino dos investimentos das teles globais.

A empresa, contudo, enfrentou em 2021 sérias limitações na cadeia de fornecedores, destaca a MTN. As dificuldades são reflexo da inclusão, ainda em 2019, na Lista de Entidades dos Estados Unidos, o que implica em restrição para negócios no país e em alguns aliados, incluindo acesso a componentes.

O entendimento é que a dinâmica afetou mais o mercado de RAN; já em 2022 e 2023, os problemas da chinesa com fornecedores podem se espalhar para verticais como infraestrutura IP, óptica e para banda larga fixa, avalia a consultoria.

“Vários fornecedores estão ansiosos para buscar novas oportunidades à medida que isso acontece, incluindo Adtran/ADVA, Ciena, Cisco, CommScope, DZS e Infinera”, afirmou a MTN Consulting. A Huawei, por sua vez, passou a investir fortemente em áreas como serviços, software e nuvem, além da diversificação de seus próprios fornecedores.

Tanto a Nokia quanto a Ericsson também perderam participação no mercado geral em 2021, aponta o levantamento. Mesmo que a dupla tenha absorvido parte da demanda por RAN outrora nas mãos da Huawei, a mudança dos gastos de telecom para áreas onde a chinesa não compete teria limitado o movimento. Em paralelo, a dupla escandinava aumentou o foco no segmento não-telco, em vertical na qual a Nokia cresceu dois dígitos.

Cloud

Outro aspecto pontuado pelo levantamento foi o ganho de relevância em 2021 de empresas como Amazon, Microsoft e Dell (incluindo a VMWare). “O crescimento […] é devido às mudanças contínuas das telcos na arquitetura de rede e nos padrões de implantação de serviços”, afirmou a MTN Consulting, em referência às ativações envolvendo nuvem e core 5G.

Cobertura

Por último, outros vendors também alcançaram variações positivas na fatia de mercado detida no ano passado. A Corning, por exemplo, foi considerada uma vencedora “inesperada” após forte atuação em projetos de fibra óptica, incluindo com suporte de governos em alguns mercados. Já a ZTE teria se beneficiado por ativações 4G e de banda larga em países emergentes, além de abocanhar alguns contratos 5G.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile