A Anatel divulgou nesta sexta-feira, 29, uma classificação comparativa entre as principais operadoras de acordo com ações de acessibilidade promovidas para atendimento de pessoas com deficiência. Chamada de Ranking de Acessibilidade, a avaliação teve a TIM em primeiro lugar. Segundo a agência reguladora, a empresa apresentou a experiência mais acessível no website, além de se destacar em ações voluntárias.
Segunda colocada no ranking geral, a Vivo teve o melhor atendimento nos estabelecimentos físicos, enquanto a Oi (que ficou em terceira) apresentou a maior eficiência dos mecanismos de interação via mensagem eletrônica, webchat e videochamada. A Sky ficou no quarto lugar, e a Claro, no quinto.
O Ranking de Acessibilidade está previsto no Regulamento Geral de Acessibilidade (RGA) e resultou em diversas fiscalizações realizadas pela Anatel em 2018. Para o cálculo, foram consideradas a acessibilidade na página da Internet (chamada pela agência de API), o atendimento especializado em estabelecimentos (ASA), a eficiência dos mecanismos de interação nos canais de atendimento remoto para pessoas com deficiência (ERA) e as ações voluntárias (AVI).
A TIM receberá o Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações 2019 no dia 16 de abril, na sede da agência, em Brasília (DF).
Só não resolve meu problema que há 1 ano não recebo ligação de telefone fixo…nem ANATEL resolve! 1 anos ! só recebo ligação de celular….fixo que liga pra meu número não completa.