O cumprimento dos indicadores de qualidade da banda larga fixa caiu em 2015, segundo relatório divulgado nesta terça-feira, 29, pela Anatel. O percentual de indicadores com cumprimento de metas ficou em 59,8% ante 68,07% do ano anterior. As metas de atendimento e de relações com usuários ficaram mais baixas, em 56,7% e 57,7% respectivamente. Em 2014, esses percentuais eram de 58,4% e 66,8%. As obrigações referentes a redes também tiveram queda no cumprimento de indicador, de 84,5% para 68,4% entre os dois últimos anos.
Entre as grandes operadoras, a Oi obteve a última classificação, com apenas 27,7% das metas atendidas contra 46,2% do ano anterior. A Vivo vem a seguir, com 43,6% das metas atendidas, mas com resultado melhor que em 2014, que era de 37,7%. A TIM cumpriu 67,1% das exigências, resultado também superior ao obtido em 2014, de 65,5%. A GVT atendeu a 69,3% das metas de qualidade, resultado inferior ao de um ano antes, de 83,6%.
A Sercomtel cumpriu 74,6% das metas, ante 94,2% do ano anterior. A Claro/NET/Embratel atendeu 75,8% dos indicadores, enquanto em 2014 esse percentual foi de 79,1%. A Sky cumpriu 80,2% das metas, resultado muito superior ao do ano anterior, de 58,5%. A Algar ficou na liderança com 90,6% das metas atendidas contra 87,9% registrados um ano antes.
Os piores resultados no geral foram nos indicadores sobre taxas de reclamação e taxa de atendimento pelo operador em sistemas de autoatendimento.