Conforme adiantou TELA VIVA em outubro de 2010, a Globo criou um modelo de afiliação de rede para a Internet. Atualmente, cinco cidades já contam com portais locais afiliados à Glob.com: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba. O modelo estreia em Salvador nesta quarta, dia 30. Segundo Octavio Florisbal, diretor geral da Globo, serão lançados, ao todo, 12 novos portais durante o ano, focados, inicialmente, nas grandes capitais. No próximo ano, a expansão continua, chegando aos 28 grupos de mídia que formam a Rede Globo. O executivo explica que o conteúdo local desses portais estará baseado na programação das TVs e não em outros veículos do grupo local. "O modelo será semelhante ao da TV aberta. Inicialmente, deve haver cerca de 80% de conteúdo nacional e os outros 20% locais".
A ideia, explica o executivo da Globo, é que os internautas das localidades onde há o modelo de afiliação tenham um portal de conteúdo mais completo. Segundo ele, o conteúdo local diferenciaria o portal, naquelas localidades, dos outros grandes portais. "Esperamos que este modelo traga muitos novos usuários ao Globo.com", disse Flosribal.
O projeto de afiliação, diz ele, deve ser levado ainda a outras plataformas. "Estamos iniciando essa parceria para Internet, celular e o que chamamos de quinta tela, que são metrôs, taxis etc", disse. A Internet seria, portanto, apenas a primeira das janelas dentro deste modelo.
Mídia