Levantamento do browser Opera mostra padrão de uso da Internet móvel

A fabricante do browser Opera, um dos mais utilizados em plataformas de telefonia celular, divulgou nesta segunda, 29, o mais recente levantamento State of the Mobile Web Report, que analisa o perfil de uso da Internet móvel por meio dos browsers Opera em todo o mundo. São cerca de 50,5 milhões de usuários ativos, segundo a empresa, cujo perfil de uso é a base para o levantamento.
Segundo dados coletados pelo browser Opera, no Brasil houve um aumento no tráfego web por meio de celulares de 322,5% entre outubro de 2008 e outubro de 2009. O dado é relevante porque ele inclui não apenas smartphones, mas todos os tipos de handsets que utilizam browser Opera. E plataformas que geram grande tráfego, mas que podem distorcer a estatística, como o iPhone (cuja base de usuários é muito pequena no Brasil) não são contabilizadas, pois o browser Opera não está disponível nessa plataforma.
No Brasil, os sites mais acessados pela plataforma Opera móvel foram google.com, orkut.com, terra.com.br, youtube.com, live.com, my.opera.com, globo.com, twitter.com, uol.com.br e gmail.com, nessa ordem. Em termos de handsets mais populares com browser Opera estão, na ordem constatada, o Sony Ericsson W800, seguido pelos handsets da Nokia modelos 5000d, 5310, 5130, N95, E71, 5610d, 2680s, 3120c, 3600. O levantamento feito pela Opera permite a comparação destes mesmos dados em todos os países. A íntegra está disponível em www.opera.com/smw .

Notícias relacionadas
Um dos objetivos do Opera com essa pesquisa é mostrar que a sua plataforma, por compactar o acesso aos dados e processar previamente as páginas exibidas, economiza bits e torna a navegação pela web móvel mais simples para os usuários e amigável às redes das operadoras. A empresa estima que a taxa de compressão seja da ordem de 90%. Sem isso, apenas em fevereiro, cerca de 3 petabytes de tráfego de dados teriam sido trafegados em todo o mundo para acessos à web móvel pelo browser Opera, o que é 164% a mais do que no mesmo mês de 2008.
Opera no Brasil
Um dos principais executivos do Opera virá ao Brasil em maio para participar do 9º Tela Viva Móvel. Trata-se de Charles McCathieNevile, chief standards officer da empresa, que falará sobre a evolução do uso da Internet móvel e o impacto que isso tem provocado sobre o perfil de uso da web como um todo e sobre as operadoras de telefonia celular. O Tela Viva Móvel é o principal evento brasileiro voltado aos novos conteúdos para mobilidade, serviços de valor adicionado e Internet móvel, e é organizado pelas revistas TELETIME e Tela Viva desde 2003. O evento acontece em São Paulo nos dias 19 e 20 de maio. Mais informações pelo site www.telavivamovel.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!