Ferramentas de busca prometem incrementar ARPU de SVA

Ganha força no mercado americano a utilização de ferramentas de busca por conteúdo móvel. Elas são consideradas essenciais para incrementar a receita com serviços de valor adicionado (SVA), mas precisam levar em conta as características próprias dos telefones celulares. O assunto foi tema de um seminário especial durante a CTIA Wireless, em Orlando.
A grande vantagem dessas ferramentas é diminuir o número de cliques necessários para o assinante chegar até o conteúdo desejado. "Depois de dois cliques já começam as desistências", relata o vice-presidente de desenvolvimento de negócios e operações do Disney Internet Group, Larry Shapiro.
Há diversas empresas oferecendo o serviço no mercado americano de diferentes maneiras: via WAP, via aplicativo instalado no aparelho ou mesmo através de reconhecimento de fala. Só em janeiro, calcula-se que houve 10 milhões de usuários únicos de serviços de busca de conteúdo móvel nos EUA. A maioria das empresas oferece ferramentas white label para as operadoras. O problema para o consumidor é que elas, geralmente, procuram apenas pelo catálogo das companhias de telefonia móvel. Ou seja: não incluem o conteúdo de portais independentes.

Notícias relacionadas

Cuidados

Um dos principais cuidados dos desenvolvedores de aplicações de busca no celular é se diferenciar daquelas feitas para a internet. "A busca na internet é como se fosse um jantar. A busca no celular é um lanche. O consumidor não tem tempo para olhar uma lista enorme de resultados", compara o vice-presidente da Promptu, Brady Bruce, cuja empresa criou uma aplicação de busca através de reconhecimento de fala. Para resolver o problema, as aplicações costumam categorizar e classificar os resultados, apresentando inicialmente apenas os conteúdos mais populares relativos à palavra-chave usada na pesquisa.
Outra diferença da busca no celular é a sua finalidade: geralmente é para comprar conteúdo. Por isso, é necessário levar em conta o modelo do aparelho. Em uma busca pelo nome de uma banda, por exemplo, não se deve oferecer a um aparelho polifônico links para download de MP3. "Por isso, pesquisas com a mesma palavra geram resultados diferentes se feitas em modelos de telefone distintos", explica o presidente da Jump Tap, Dan Olschwang. A Jump Tap oferece para as operadoras uma ferramenta de busca com receita gerada através de publicidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!