Streamworks inicia testes com cinco estações na Claro

Depois da TV, agora é a vez do rádio no celular. A Streamworks iniciará em breve testes com 3 mil usuários da Claro para a avaliação de um serviço ainda inédito no Brasil: o streaming de estações de rádio através da rede de uma operadora móvel. Está nos planos da empresa realizar testes com as demais operadoras. O objetivo é que o serviço seja lançado comercialmente ainda este ano.
Serão oferecidas primeiramente cinco estações. Dessas, três já existem em FM: Jovem Pan, Transcontinental e Nova FM. A programação delas será transmitida pela rede celular em tempo real. As outras duas estações serão criadas especialmente para a mídia celular e utilizarão conteúdo da Trama. Uma oferecerá músicas de artistas consagrados pela gravadora e outra será dedicada a bandas novas.
O modelo de negócios e a tarifa a ser cobrada do usuário pelo streaming de áudio ainda não foram definidos. ?A idéia é que as operadoras ofereçam uma tarifa diferenciada pelo tráfego de dados desse serviço?, sugere o diretor da divisão mobile da Streamworks, Michel Castaldelli, consciente de que o preço pode vir a ser uma barreira para o rádio no celular.

Notícias relacionadas
O fato de existirem alguns modelos de aparelhos com receptores de rádio FM não preocupa a Streamworks. Castaldelli confia que as operadoras darão prioridade a handsets nos quais tanto serviços de TV quanto de rádio sejam feitos através da rede celular, para gerar tráfego de dados e, conseqüentemente, receita. Porém, ainda são poucos os aparelhos disponíveis no mercado brasileiro capazes de realizar streaming de áudio.

Vídeo

A Streamworks também tem planos de oferecer serviços de streaming de vídeo para celulares. Não há nenhum produto em teste por enquanto. No momento a empresa está negociando acordos com provedores de conteúdo audiovisual.

Evento

Nos dias 6 e 7 de abril acontece em São Paulo o III Tela Viva Móvel, o principal evento brasileiro voltado para aplicações e conteúdos multimídia para celular. Na pauta dos debates estão as oportunidades para a indústria fonográfica e a integração entre celulares e produtos de comunicação e entretenimento. Destaque para a presença das gravadoras Universal Music e Trama. Mais informações sobre o seminário, que tem apoio das revistas TELETIME e TELA VIVA, podem ser obtidos em www.convergeeventos.com.br ou pelo telefone (11) 3120-2351.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!