Nokia propõe compartilhamento P2P de apps

A troca viral de imagens e vídeos comum na Internet ainda não acontece no mundo dos apps móveis. A Nokia quer mudar isso, propondo o compartilhamento "peer to peer" (P2P) de aplicativos, disse o CEO da companhia, Stephen Elop, durante sua apresentação no Mobile World Congress, em Barcelona, na manhã desta quarta-feira, 29. O executivo falou no desenvolvimento de uma economia sustentável de apps, em que a receita seja mais bem dividida entre milhares de desenvolvedores, em vez de concentrada nas mãos de poucos com títulos de sucesso. O caminho para isso, na opinião de Elop, é permitir a troca P2P de apps, o que fomentaria a distribuição de títulos locais, trocados diretamente entre as pessoas. "Queremos estimular a troca de aplicativos de um usuário para outro ou de um para muitos", afirmou o CEO da Nokia.

Notícias relacionadas
Análise

Embora Elop não tenha explicitado em seu discurso qual tecnologia seria usada para essa troca P2P de apps, um slide de sua apresentação sugeria a adoção de NFC, mostrando dois smartphones se encostando, exatamente quando o executivo abordava o assunto. É sabido que a Nokia vem trabalhando justamente com o uso de NFC em seus aparelhos Windows Phone para compartilhamento de conteúdo. Tecnicamente, porém, outras tecnologias poderiam ser usadas para troca de apps, como Bluetooth, Wi-Fi etc. A dúvida, contudo, recai sobre o modelo de negócios: a troca funcionaria apenas para apps gratuitos ou também apps pagos? Neste segundo caso, como garantir a remuneração dos autores?

LBS

Elop destacou também a aposta da Nokia em serviços relacionados a localização e navegação, baseados em sua plataforma de LBS (Local Based Services), como o Nokia Maps, o Nokia Drive e o recém lançado Nokia Transport. O executivo destacou que a Nokia pretende compartilhar essa plataforma com desenvolvedores, permitindo que criem novas aplicações em cima dela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!