Música: streaming ganha força entre teles móveis

O modelo de venda de assinatura de streaming de música está se fortalecendo sobre aquele de download de mp3s entre as operadoras móveis ao redor do mundo. Se no Brasil a Oi fechou parceria com a Rdio, na Europa a Orange trabalha em conjunto com o Deezer, outro serviço de streaming de música, que já conta com 1,4 milhão de assinantes na França. "Somos um caminho para evitar o churn nas operadoras e para que elas não sejam meros canos", disse o CEO da Deezer, Axel Dauchez. O serviço será lançado em outros 20 países da Europa, Oriente Médio e África. "O mercado da música está em países emergentes. Nós conquistamos ouvintes entre aqueles que consumiam conteúdo pirata ou que pagavam por downloads", comentou Dauchez, que participou de um seminário sobre o futuro da música em mobilidade, nesta quarta-feira, 29, no Mobile World Congress (MWC), em Barcelona.

Notícias relacionadas
Curiosamente, dentre os oito painelistas não havia sequer um representante de gravadoras. "Antigamente os selos tinham a função de botar os artistas para tocar nas rádios. Agora, as pessoas que trabalhavam em selos estão mudando para a área de gerenciamento de carreiras artísticas", disse Bertis Downs, agente da banda REM.

Para os artistas, a mobilidade, embora não proporcione ainda uma receita significativa, representa um canal de comunicação estratégico. "A mobilidade é o tíquete para o futuro da música, na visão dos artistas", disse Ceci Kurzman, agente da cantora Shakira. "Os celulares podem nos ajudar a ganhar escala e a diminuir a dependência nas rádios", complementou Matt Drouin, agente da banda independente Metric, que conseguiu vender 500 mil cópias de seu disco mesmo sem ter contrato com qualquer gravadora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!