TelComp: requerimento do Release 16 para 5G é 'importante e saudável'

Diante da polêmica em torno do requerimento de adequação ao Release 16 do 3GPP para as estações radiobase na proposta do edital de 5G que deverá ir à votação do Conselho Diretor da Anatel na próxima segunda-feira, 1º, a associação de operadoras competitivas TelComp se posicionou a favor da adoção. Segundo a entidade, a necessidade de investimento está em linha com o leilão, e a exigência seria "importante e saudável do ponto de vista de padrão técnico, evolução tecnologia do País e aumento de competitividade". 

A nota enviada ao TELETIME na noite desta sexta-feira, 29, lembra ainda a tecnologia non-standalone 5G são "rádios LTE que se adaptam para ter um acesso 5G em termos de velocidade", utilizando o core de rede 4G. E que no padrão standalone, o 5G precisaria utilizar elementos novos, o que significa que as operadoras precisariam de novos rádios para todos os pontos de presença já instalados.

"O investimento é, de fato, maior para as operadoras e está em linha com o que se espera do leilão: não ser arrecadatório, que incentive o investimento em novas redes e expansão de infraestrutura no País", declara a entidade. "Se o Brasil quer uma verdadeira experiência do 5G, com velocidade muito maiores e latência baixíssima que é necessária para muitas das aplicações que se alardeia, é necessário então o padrão 'stand alone'."

Notícias relacionadas

Pelo lado das grandes operadoras, houve estranheza. A proposta requer o Release 16 ou superior, com ativação de portadora com largura de banda de pelo menos 50 MHz, para garantir requisitos necessários para a viabilização dos conceitos de baixíssimas latências (URLCC), aplicação massiva de Internet das Coisas (mMTC) e capacidade ampliada de banda larga (eMBB). O problema, alegam as teles, é que seria inviável atender a esses conceitos com o 5G non-standalone, e isso descartaria os investimentos já feitos nas redes atuais.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!