SpaceX lança mais 60 satélites da missão Starlink

A SpaceX concluiu com sucesso nesta quarta-feira, 29, o quarto lançamento do programa de satélites Starlink. Colocado em órbita pelo foguete reutilizável Falcon 9 a partir da base espacial do Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), o novo lote soma mais 60 artefatos de baixa órbita (LEO) voltados para a oferta de banda larga. 

Os satélites serão primeiramente posicionados a uma altura de 290 km, onde testes de verificação serão conduzidos pela equipe de engenharia da SpaceX. Em um segundo momento, a frota se moverá para uma altitude de 550 km, onde ficará operacional.

Segundo a SpaceX, a Starlink se trata do "sistema de Internet mais avançado do mundo". Cada um dos artefatos lançados pesa cerca de 260 kg, possuindo um design voltado para a minimização de volume e alto throughput. A empresa de Elon Musk pretende iniciar a operação comercial da frota no norte dos EUA e no Canadá ainda em 2020, expandindo a cobertura de forma global a partir de 2021.

Notícias relacionadas

Vale notar que o primeiro estágio do foguete Falcon 9 já havia sido utilizado pela SpaceX em outras ocasiões em março e em junho de 2019. Após tais missões, a estrutura retornou à Terra aterrissando com segurança no navio-drone Of Course I Still Love You, estacionado no Oceano Atlântico. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!