Firefox OS só será lançado comercialmente no segundo semestre de 2013

Apesar da expectativa inicial de lançamento comercial para fevereiro, os planos para a plataforma Firefox OS estão caminhando mais lentamente. Em coletiva de imprensa na Campus Party nesta terça-feira, 29, o presidente da Telefônica/Vivo, Antonio Carlos Valente, afirmou que o lançamento ao consumidor só acontecerá no segundo semestre do ano. Um dos motivos, de acordo com a empresa, é amadurecer o ecossistema de aplicativos. Por isso, o evento da operadora em São Paulo está recebendo 164 aparelhos para distribuição entre desenvolvedores na maratona Hack-a-ton.

Notícias relacionadas
"Queremos fazer o lançamento comercial em 2013 com parceiros como a Fundação Mozilla e o Facebook", afirmou Valente a jornalistas. Uma das ideias é que a plataforma atraia o interesse também de outras operadoras. "Cabe a cada uma decidir. A essência do projeto é ser aberto. Aos poucos, o mercado vai adotar", completou diretor de desenvolvimento de terminais da Telefônica, Hilton Mendes.

"Não vamos falar de preços, mas a ideia é que, com esta tecnologia baseada em web, seja preciso menos processador e memória", afirma o CEO e co-fundador da Geeksphone, Rodrigo Silva-Ramos y Pidal, dando a entender que manterá o plano de oferecer aparelhos ao menor custo possível para os mercados emergentes. A Geeksphone é parceira da tele no projeto que está ajudando no desenvolvimento do sistema.

O aparelho conta com interface simples e tela sensível ao toque, possui tempo de resposta semelhante ao de um Android médio, com possibilidades de configurações razoáveis (idioma, layout, sons e cerca de 16 GB de armazenamento) e conectividade HSPA+, Wi-Fi e bluetooth. Poderá ser uma atrativa oferta para competir com aparelhos de entrada de marcas como Samsung e LG, mas ainda dependerá muito de uma oferta de aplicativos interessantes o suficiente – daí a importância da iniciativa da Telefônica durante a Campus Party. "É uma plataforma que vai gerar muito interesse para desenvolvedores, como as pessoas daqui", finaliza Valente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!