China Mobile e Nokia Siemens transmitem TV ao vivo em alta definição via rede 4G

A operadora móvel chinesa China Mobile e a fabricante de redes móveis Nokia Siemens Networks realizaram este mês a primeira transmissão de TV ao vivo em alta definição sobre uma rede TD-LTE (padrão de quarta geração comumente adotado na China). O evento transmitido foi a maratona de Xiamen, realizada no último dia 5 de janeiro. Um link de subida de 5 Mbps enviou os vídeos para os centros de TV da China Central TV e da TV Xiamen.

Notícias relacionadas
Análise

O uso de redes 4G para a transmissão de eventos ao vivo pode se tornar um novo e lucrativo negócio para operadoras de telecomunicações, competindo com o atual uso de satélites. Contudo, para garantir a qualidade da transmissão, é preciso contar com uma eficiente plataforma de gerenciamento (QoS), que garanta banda exclusiva para essa finalidade, evitando perdas de pacotes. É preciso também acompanhar o quanto uma transmissão dessas afetaria a qualidade do serviço móvel dos usuários finais em 4G no local do evento.

Vale lembrar que a operadora norte-americana AT&T promete fazer experiências similares este ano com a transmissão de jogos de futebol americano, conforme disse seu presidente durante a última CES, em Las Vegas, duas semanas atrás.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!