TV norueguesa lançará propaganda personalizada no celular

Depois do sucesso obtido em um recente período de teste, a NRK, TV estatal da Noruega, decidiu lançar comercialmente em junho de 2008 o serviço de TV móvel usando uma plataforma de publicidade personalizada. O conteúdo da TV é transmitido em tempo real pela rede das operadoras celulares. E através de uma plataforma desenvolvida especialmente para este fim são enviados banners de propaganda diferentes para cada usuário, dependendo do seu perfil de uso e de dados cadastrais coletados pelas operadoras e pela NRK.

DMB

Paralelamente, a NRK pretende montar uma rede de broadcast de TV móvel com tecnologia DMB, a mesma usada na Coréia do Sul. Gunnar Garfors, diretor da NRK, explica por que a tecnologia DVB-H, preferida na maioria da Europa, foi preterida pela empresa: ?o DVB-H não funciona bem na Noruega por causa da grande quantidade de montanhas no país.?

Notícias relacionadas
Segundo Garfors, a emissora pretende oferecer publicidade personalizada também na distribuição via DMB. Tudo depende do player a ser usado nos celulares. Ele precisará comunicar-se com duas redes simultaneamente: com a de DMB, para receber os vídeos, e a rede celular, para realizar a interatividade e receber os banners de propaganda.

Modelo

Garfors acredita que a TV móvel no futuro terá que ser sustentada por publicidade, tal como acontece com a TV aberta hoje em dia. ?Mesmo 5 euros de assinatura para TV móvel é caro para muita gente, até mesmo na Noruega?, disse o executivo. Ele acredita que o consumidor somente pagará por conteúdo sob demanda e premium.
Os primeiros testes da NRK com TV móvel foram apresentados em matéria publicada na edição de dezembro da revista TELETIME. Garfors participou como palestrante do seminário Mobile TV Latin America, evento realizado nesta terça-feira, 29, no Rio de Janeiro, e que reuniu cerca de 40 pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!