TIM traz YouTube para o celular

TIM e Google estabeleceram uma parceria que levará o site de compartilhamento de vídeos YouTube, adquirido pelo Google por US$ 1,65 bilhão, para o celular. Os clientes da TIM encontram o ícone para o YouTube no portal WAP da operadora. O acordo também prevê para os próximos meses a implantação da ferramenta de busca do Google e o serviço de Orkut SMS nos celulares TIM. A parceira não é exclusiva, mas nas palavras do presidente da TIM, Mario Cesar Pereira de Araujo, é ?preferencial?: "Nossa plataforma é aberta, por isso acreditamos que seremos parceiros do Google por muito tempo.? A TIM é a segunda operadora no mundo a oferecer o serviço. Na semana passada, o Google anunciou parceria semelhante com a NTT DoCoMo, do Japão.
Alexandre Hohagen, presidente do Google Brasil, disse que o mundo móvel é cada vez mais importante nos planos da companhia. Segundo ele, para cada três usuários de telefonia celular existe um de internet. ?Nossos esforços agora estão voltados para levar nossos principais produtos como Orkut, YouTube e Gmail para o mundo móvel. O potencial de crescimento é enorme. Mais de 150 milhões de brasileiros nunca viram nosso produto porque não têm internet?.
O Google está de olho em um mercado potencial de 120 milhões de usuários que hoje usam o serviço celular. O modelo de negócio para o celular é o mesmo, ou seja: o Google não obtém receita direta do usuário nem da operadora parceira.

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Preço

A navegação dentro do YouTube é cobrada dentro do plano de dados que o cliente tiver contratado. No entanto, a visualização dos vídeos é cobrada à parte: R$ 1,50 por Mb. Segundo Marco Lopes, diretor de marketing da TIM, um vídeo de um minuto custa em torno de R$ 0,90. Lopes reconhece que a tendência é que o modelo de cobrança evolua para uma tarifa fixa, independentemente do volume de dados trafegado, assim como hoje acontece com o ADSL e cable modem.
O preço pode ser um fator restritivo para o sucesso do produto. Isto porque no YouTube dificilmente o usuário entra procurando um vídeo específico. Ele vai navegando pelo site e sendo levado a novos vídeos através das palavras chaves indexadas, as tags. ?Estamos construindo um novo negócio. Os modelos de cobrança com certeza vão mudar?, diz Lopes. Em 2007, a receita de dados da operadora cresceu 190% comparando com o ano anterior.

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