Regulação de IA será votada na próxima semana, afirma relator

Foto: Pedro França/Agência Senado

A Comissão Temporária de Inteligência Artificial (CTIA) do Senado Federal apresentou nesta quinta-feira, 28, uma versão atualizada do relatório do projeto de lei 2.338/2024, que regula o uso da Inteligência Artificial no Brasil (IA). Segundo o senador  Eduardo Gomes (PL-TO), o texto será votado na comissão na próxima terça, 3 de dezembro.

Confira o relatório na íntegra aqui. Segundo Gomes, o texto apresentado nesta quinta é quase que o final, apesar do prazo de emendas ainda continuar em aberto. "Eu diria que esta é uma versão 98% fechada, fruto de diversos consensos. O consenso alcançado pode não significar unanimidade, e nem deveria, mas estamos vivendo um processo democrático onde ouvimos diversos setores", disse Gomes.

O novo relatório mantém o sistema descentralizado de regulação, que ficará sob coordenação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), com um reforço do papel das autoridades setoriais quanto à regulação da ferramenta de governança da avaliação de impacto algorítmico

Notícias relacionadas

O texto também traz uma lógica de regulação mais ex post e menos ex ante, na medida em que a classificação de alto risco deverá ser regulamentada a nível infralegal de forma dinâmica e adaptável e com deveres robustos de accountability por parte dos órgãos reguladores.

Segundo Eduardo Gomes, a medida visa a um só tempo, reduzir sua discricionariedade e aumentar a segurança jurídica para investimentos e o desenvolvimento tecnológico. "Nesse sentido, distancia-se da abordagem europeia precaucionária que tem sido criticada pelo seu impacto regulatório desproporcional e estático", diz o senador no relatório.

Também atribui como diretriz para a atuação da União, dos Estados, e dos Municípios no desenvolvimento da IA no Brasil o estabelecimento de mecanismos de governança multiparticipativa, multissetorial transparente, colaborativa e democrática, com a participação do governo, do setor empresarial, do terceiro setor e da comunidade acadêmica, especialmente considerando os grupos vulneráveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!